Coronel Hélio visita presídio onde Bolsonaro está detido e reforça discurso em defesa da liberdade
21/01/2026
Ver esta publicação no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Styvenson ou Álvaro redefinem chapa de oposição ao Governo
21/01/2026

Depois de se reunir nesta terça-feira (20), em Natal, com o senador Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), o senador Rogério Marinho (PL) deverá anunciar, em coletiva de imprensa marcada para a manhã desta quarta-feira (21), quais serão os próximos passos do grupo para as eleições, com a possível revelação do nome que será indicado para concorrer ao Governo do Rio Grande do Norte. Caso o nome de Marinho seja retirado da disputa para assumir a coordenação da campanha presidencial em nível nacional, as apostas se voltam para Styvenson ou Álvaro.
A coletiva ocorrerá na sede do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, a partir das 10h, e foi comunicada à imprensa na tarde de ontem pelo próprio Rogério Marinho. O encontro também deverá confirmar a desistência de sua candidatura ao governo estadual. Após a publicação de um vídeo em suas redes sociais, no qual destaca que “lealdade não prescreve”, em referência à aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Marinho alimentou especulações de que não disputará as eleições, como vinha sendo ventilado. “Gratidão e lealdade não prescrevem. Precisamos colocar o Brasil acima de projetos pessoais, como nos mostrou Bolsonaro. Agora, é hora de unir esforços para derrotar o projeto de poder de Lula e PT, seguindo a decisão do PR Jair Bolsonaro e elegendo Flávio Bolsonaro Presidente da República!”, escreveu.
A mensagem teria sido confirmada por ele aos aliados potiguares devido a um apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), papel que o colocaria no centro das articulações nacionais da direita. No mesmo vídeo, Rogério Marinho afirmou: “A forma excepcional que o presidente se encontra, que é o nosso maior líder, Bolsonaro, leva a atitude que ele tomou e que, na nossa opinião, unifica o campo da direita e agora nós vamos buscar atrair o centro e o centro-direita. Mas a direita, representada pelo Partido Liberal, está unificada em torno do nome do senador Flávio Bolsonaro. Na hora em que o principal representante do nosso partido tomou essa decisão, todos nós estaremos juntos”.
Sonho
Já o senador Styvenson Valentim confirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que participaria de reunião com Rogério Marinho e Álvaro Dias e admitiu, de forma indireta, que pode voltar a disputar o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, caso haja convergência dentro do grupo político que o acompanha. Em discurso marcado por tom de autocrítica e apelo direto à população, o parlamentar relembrou a candidatura isolada em 2022 e afirmou que reconheceu erros, dizendo ter aprendido com o resultado do pleito. “E eu sei que hoje não é fácil as conversas que eu preciso ter, que eu preciso ouvir. O sonho de ter um estado melhor, todo político tem, mas aí meu filho, ainda faltam alguns requisitos pra que a gente possa executar e chegar aonde a gente quer. Sozinho a gente não vai chegar a lugar nenhum”, afirmou.
Segundo Styvenson, a experiência serviu de aprendizado político e pessoal. Ele destacou que, apesar de manter suas convicções e o discurso de independência, compreendeu que projetos majoritários exigem diálogo, alianças e construção coletiva. “Eu entendi o recado, assumi meus erros e aprendi com tudo isso”, disse.
O senador também ressaltou que, embora esteja disposto a conversar com lideranças políticas e ampliar articulações, sua principal base continua sendo a população. “Meu bloco, meu grupo, sempre foi você, sempre foi a população. Por mais que eu converse com A ou B, é você que realmente me interessa”, afirmou.
Sem confirmar oficialmente uma pré-candidatura, Styvenson deixou claro que qualquer decisão passará pelo reconhecimento de sua trajetória política e pelo apoio popular que construiu ao longo dos anos. “Não vou entregar isso de mão beijada a ninguém que não fez o que eu fiz para ter o apoio que tenho hoje”, completou.
Mudança
O movimento ocorre em meio à reconfiguração do cenário político estadual após o vice-governador Walter Alves (MDB) anunciar que não irá assumir o Executivo estadual em caso de uma eventual renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Senado.
Walter confirmou que será candidato a deputado estadual em 2026 e reafirmou apoio à reeleição do presidente Lula (PT), alinhado ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e ao presidente nacional do PT, Edinho Silva. No entanto, deixou claro que, no plano estadual, o MDB deverá caminhar ao lado dos partidos da Federação União Progressista (União Brasil e PP) e do PSD, que defendem a pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), ao Governo do Rio Grande do Norte.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Estátua de Cristiano Ronaldo é incendiada em Portugal
21/01/2026

Um ato de vandalismo atingiu um dos principais pontos turísticos da Ilha da Madeira, em Portugal. A estátua de Cristiano Ronaldo instalada na área externa do Museu CR7 foi incendiada por um homem que filmou toda a ação e divulgou as imagens nas redes sociais.
Nas gravações, o autor despeja um líquido inflamável sobre a escultura em tamanho real e, em seguida, ateia fogo.
O caso é tratado como crime pelas autoridades portuguesas.
Em nota oficial, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que abriu investigação para apurar o ocorrido. Segundo a imprensa local, o suspeito já teria sido identificado e seria conhecido por outros episódios semelhantes registrados anteriormente na região.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Brasil registra quatro feminicídios por dia em 2025 e atinge maiores números da história
21/01/2026

Em 2025, o Brasil registrou quatro feminicídios por dia e dez tentativas de assassinatos contra mulheres.
São os maiores números da série histórica.
Ana Carolina Pereira Santana foi morta a facadas, pelo namorado, Lucas Alves Pereira, em fevereiro de 2025. Até hoje, Natalie, mãe de Ana Carolina, não consegue entender porque a filha foi vítima de uma violência tão brutal.
Só em 2025, o Brasil registrou 1.470 feminicídios.
Em média, quatro por dia. Foi o maior número da série histórica, que cresceu ano após ano. Também em 2025 foram 3.702 tentativas de feminicídios.
Essa publicação é um oferecimento
Segurança na cozinha: Inmetro orienta como usar corretamente a panela de pressão
21/01/2026

Foto: Divulgação
Presente na rotina de milhares de lares brasileiros, a panela de pressão é um produto regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ocupa papel central na preparação de alimentos, ao reduzir o tempo de cozimento e o consumo de energia.
A certificação concedida pela autarquia assegura que os modelos comercializados no país foram testados e aprovados de acordo com os requisitos técnicos.
Para que esses benefícios não se transformem em risco, é fundamental que o consumidor adote cuidados simples e opte sempre por produtos que atendam às normas vigentes.
Por essa razão, o Inmetro reforça a importância da atenção no momento da compra e da utilização da panela de pressão, reunindo dicas práticas para auxiliar a população a utilizar o produto de forma segura.
Selo de conformidade
Além de verificar a presença do selo de conformidade do Inmetro no momento da compra, o consumidor deve se atentar às orientações do fabricante, descritas no manual que acompanha o produto, onde constam informações específicas sobre utilização e conservação.
documento reúne recomendações importantes para prolongar a vida útil da panela e reduzir a possibilidade de falhas durante o funcionamento.
De olho na capacidade
Um dos principais cuidados começa antes mesmo de levar o utensílio ao fogo. O usuário deve respeitar sempre o limite máximo de enchimento indicado no corpo da panela, que, em geral, corresponde a dois terços (2/3) da capacidade total.
Ultrapassar essa marca pode comprometer a formação adequada do vapor e provocar o entupimento das válvulas, elevando o risco de falhas durante o uso.
Manutenção periódica
Entre os cuidados básicos está a manutenção periódica dos componentes de segurança. O anel de vedação, responsável por impedir a saída indevida de vapor, deve ser substituído conforme o prazo indicado pelo fabricante ou sempre que apresentar sinais de desgaste.
O mesmo vale para a válvula controladora de pressão, que precisa estar limpa e em perfeitas condições.
O estado de conservação do utensílio também merece atenção. Panelas com amassados, trincas ou danos no corpo ou na tampa não devem ser utilizadas, pois essas deformações podem interferir na vedação e na resistência à pressão interna.
Procure peças originais
O Inmetro orienta ainda que sejam utilizados apenas componentes de reposição originais, evitando adaptações ou peças sem procedência conhecida, que podem comprometer o desempenho e a segurança do produto.
Dicas de uso
Durante o preparo dos alimentos, evite forçar a liberação do vapor ou tentar acelerar o processo de resfriamento. Práticas como colocar a panela sob água corrente ou levantar a válvula com a mão aumentam significativamente o risco de queimaduras.
A abertura da tampa só deve ocorrer quando toda a pressão interna tiver sido completamente dissipada.
Outro sinal de alerta ocorre quando a panela deixa de liberar vapor pelo sistema de segurança. Nesses casos, o correto é desligar imediatamente o fogo e aguardar o resfriamento total antes de qualquer manuseio.
Relate acidentes ao Inmetro
O Inmetro monitora acidentes de consumo por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Os relatos enviados pelos consumidores ajudam a aperfeiçoar regulamentos e direcionar ações de fiscalização.
Para registrar um acidente de consumo, acesse o site.
Ouvidoria
Caso o produto não apresente o selo de identificação da conformidade, entre em contato com a Ouvidoria do Inmetro pelo site ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (apenas para chamadas de telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.No Rio Grande do Norte, entre em contato com a Ouvidoria do órgão pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou via WhatsApp (84) 98802-0364.
Essa publicação é um oferecimento
PT admite negociação avançada e abre caminho para Larissa Rosado ser vice de Cadu Xavier
21/01/2026

Foto: Reprodução
A presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, confirmou que estão em curso negociações para que a ex-deputada Larissa Rosado (PSB) componha a chapa como vice de Cadu Xavier. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Tamo Junto, da 88FM.
Em conversa exclusiva com a FM Universitária, nesta segunda-feira (19), Samanda afirmou que o diálogo entre os partidos evoluiu e que o nome de Larissa está no centro das articulações políticas para a formação da chapa majoritária.
Apesar do avanço, a dirigente petista ponderou que ainda não há definição oficial. “Não existe definição ainda, mas a ex-deputada Larissa Rosado está em pleno diálogo conosco”, disse a parlamentar.
Larissa Rosado, que atualmente preside o PSB no estado, é vista como um nome estratégico para ampliar alianças e fortalecer o projeto político encabeçado por Cadu Xavier, sobretudo na construção de uma frente mais ampla para a disputa eleitoral.
Com informações do Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Anvisa aprova primeiro genérico para tratamento do refluxo e esofagite
20/01/2026

O genérico de deslansoprazol recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do primeiro medicamento genérico contendo a substância, equivalente ao produto de referência Dexilant. O medicamento está indicado para adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos.
O medicamento é indicado, principalmente, para pacientes que necessitam de uso contínuo.
manutenção da cicatrização da esofagite;
alívio da azia associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE);
redução da acidez estomacal.
O medicamento é indicado, principalmente, para pacientes que necessitam de uso contínuo.
Genérico amplia acesso ao tratamento
A chegada do genérico ao mercado é considerada um avanço importante para os pacientes. Isso porque os medicamentos genéricos possuem preços mais acessíveis, mantendo os mesmos padrões de:
qualidade;
segurança;
eficácia
exigidos para os medicamentos de referência.
A expectativa é de que o novo produto amplie o acesso ao tratamento, especialmente para pessoas com doenças crônicas.
Avaliação rigorosa garantiu equivalência terapêutica
Segundo a Anvisa, o genérico de deslansoprazol passou por avaliação técnica rigorosa antes de receber o registro. O processo comprovou a equivalência terapêutica em relação ao medicamento de referência. Com isso, o produto poderá ser comercializado no país com a garantia de mesmo efeito clínico.
Essa publicação é um oferecimento
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
20/01/2026

Programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regulamentado pela Medida Provisória 1327/2025 beneficiou 323.459 condutores na primeira semana de validade, informa o Ministério dos Transportes. A medida inclui aqueles que estão no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e economizou R$ 226 milhões, que seriam pagos em taxas, exames e custos administrativos.
A maior parte dos beneficiados são motoristas com a CNH de categoria B, exclusiva para carros, com 52% de renovações automáticas. Condutores com a licença AB, que permite dirigir carros e motocicletas, foram 45% dos beneficiados e aqueles que dirigem somente motocicletas (categoria A) somaram 3% das renovações automáticas. Os demais são condutores profissionais (categorias C e D).
Para fazer parte do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) o condutor não pode ter tido registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses e deve realizar o cadastro no aplicativo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Lembrando que a CNH de quem tem menos de 50 anos precisa ser renovada a cada dez anos, atualmente.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Número de moradores de rua cresce 109% em 5 anos no RN
20/01/2026

O número de pessoas em situação de rua no Rio Grande do Norte mais que dobrou entre 2020 e 2025, com um crescimento de 109,4% em cinco anos. Os dados são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/UFMG), com base em dados do Cadastro Único. Segundo o levantamento, em 2020 o RN tinha 1.597 pessoas vivendo nas ruas. No ano passado, esse número foi de 3.345. Em Natal, a alta foi ainda mais expressiva — de 134,1% no mesmo período. Os dados apontam que a capital e o estado seguem tendência observada em todo o país.
De acordo com o OBPopRua/UFMG, considerando todo o RN, a quantidade de pessoas em situação de rua apresentou oscilação entre 2020 e 2022, com redução dos números em 2021 (1.268 pessoas, ante 1.597 de 2020 e 1.550 em 2022), mas registrou crescimento constante a partir de 2023, com 2.117 pessoas vivendo em condições de rua; em 2024 eram 2.599, enquanto no ano passado eram 3.345. Ainda segundo o levantamento, em 2025 o RN é o quinto estado do Nordeste com maior número de pessoas vivendo nas ruas, atrás da Bahia (16.624), Ceará (14.171), Pernambuco (8.540) e Maranhão (3.700).
Em nota, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do RN (Semjidh), pasta que acompanha a população de rua do estado, afirmou avaliar que o aumento registrado “está relacionado a fatores estruturais, como a falta de moradia digna, dificuldades de acesso ao trabalho, à renda e aos benefícios sociais, além da necessidade de fortalecimento de políticas públicas integradas e contínuas voltadas a esse público”.
Também segundo a Semjidh, “as políticas existentes ainda apresentam limitações de alcance e integração, especialmente no que se refere à ampliação e qualificação dos serviços e equipamentos destinados diretamente à população em situação de rua, como banheiros públicos e sociais, pontos de acesso à água potável, serviços de higiene, atendimento clínico e psicossocial, equipes de consultório na rua, serviços de abordagem social e unidades de acolhimento”.
Por fim, a pasta informou que “em articulação com outras secretarias, discute a ampliação e o aprimoramento das ações, com foco em uma abordagem integral e humanizada, que inclua moradia digna, capacitação profissional, geração de emprego e renda, ampliação do acesso a benefícios sociais, fortalecimento dos serviços de atendimento nas ruas, como banheiros sociais, bebedouros, consultórios na rua, atendimento em saúde e assistência social, além do reforço da atuação intersetorial do Estado”.
Natal tem maioria
Em Natal, segundo o levantamento do OBPopRua/UFMG, 2.103 pessoas viviam em situação de rua em 2025, o que representa 62,8% do total registrado em todo o RN. A capital apresentou crescimento quase constante nos números em cinco anos, com exceção de 2021. Eram 898 pessoas nessa condição em 2020; 736 em 2021; 943 em 2022; 1.274 em 2023; 1.557 em 2024; e 2.103 no ano passado. Em cinco anos, a alta é de 134,1%.
No comparativo com outras capitais nordestinas, Natal ocupa a quinta posição entre as cidades com maior população de rua. Em primeiro lugar está Fortaleza (11.349 pessoas), seguida de Salvador (10.296), Recife (4.784) e Maceió (2.357). A TRIBUNA DO NORTE procurou a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Natal para comentar os números e saber quais políticas têm sido adotadas para essa população, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.
No Brasil, o aumento na quantidade de pessoas que vivem nas ruas em cinco anos foi de 87,7% entre 2020 e 2025. O OBPopRua/UFMG aponta que o número referente a essa população saiu de 194.824 em 2020 para 365.822 no ano passado. De acordo com o levantamento, o crescimento pode ser atribuído, entre outros fatores, à ausência e/ou à insuficiência histórica de políticas públicas estruturantes de moradia, trabalho e educação envolvendo essa população, majoritariamente negra (a cada 10 pessoas em situação de rua, 7 são negras, na média nacional).
De 2020 a 2021, quando teve início a pandemia da covid-19, o número de pessoas em situação de rua havia caído, passando de 194.824 para 158.191 pessoas. Mas em 2022, voltou a subir e vem crescendo de forma contínua em todo o país.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Inmet emite alerta de chuvas para 28 municípios do RN
20/01/2026

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas para 28 municípios das regiões Oeste e Central do Rio Grande do Norte. O alerta é válido desde a manhã desta terça-feira 20 até as 23h59 da quarta-feira 21.
De acordo com o Inmet, o aviso é classificado como perigo potencial, identificado pela cor amarela, o nível mais baixo na escala do órgão, que também inclui os alertas laranja, de perigo, e vermelho, de grande perigo. A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Apesar do risco ser considerado baixo, o Inmet informa que podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas áreas atingidas.
Municípios sob aviso
Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Augusto Severo, Baraúna, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Macau, Mossoró, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
Recomendações
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Para mais informações ou em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
AGORA RN
Essa publicação é um oferecimento
Locutor é condenado a indenizar delegado após ofensas ao vivo em programa de rádio no RN
20/01/2026

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que um locutor de rádio terá que indenizar um delegado por ofensas realizadas em um programa de rádio na cidade de Mossoró, na região Oeste Potiguar. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça do RN nesta terça-feira (20).
De acordo com os autos do processo, no dia 27 de março de 2025, o delegado foi ofendido de maneira injusta pelo locutor da rádio durante a apresentação de um programa que estava sendo transmitido ao vivo.
Durante a sua fala, o locutor afirmou que o delegado, “devidamente fardado e portando arma”, teria ido “emparedar” um comerciante, alegando que o autor teria adotado uma conduta abusiva e intimidadora.
Além disso, o locutor, de maneira exaltada, também proferiu xingamentos direcionados à mãe do delegado, o que, segundo os autos, foi um flagrante desrespeito à sua honra.
Ainda de acordo com informações presentes nos autos, o locutor teria desafiado o delegado. “Não satisfeito, o requerido lançou, ainda, ofensas diretas à honra do promovente, chamando-o de ‘safado’, ‘caba de peia’ e desafiando-o a ‘emparedar’ a sua própria pessoa, insinuando que, se isso ocorresse, ele ‘tomaria a farda do autor ainda hoje’”, consta no documento.
Segundo a defesa do autor da ação, o locutor teria se beneficiado da ampla audiência da rádio que atua para proferir ofensas graves, na tentativa de atingir diretamente a reputação do delegado.
Análise
O magistrado responsável destacou que, mesmo com o réu alegando que os comentários feitos aconteceram em livre manifestação e em observância ao direito de liberdade de expressão, ficou comprovado que as falas extrapolaram tal esfera, em cunho desonroso e desrespeitoso, levando em consideração que houve uma desproporcionalidade muito grande nos comentários direcionados ao delegado.
“De fato, as falas atingiram a honra do autor a qual foi publicamente atacado, haja vista ter sido divulgado em programa de rádio com grande alcance de ouvintes. Assim, entendo que a ofensa à honra e imagem do autor ocorreu publicamente, com grande alcance.
O dano moral é o prejuízo decorrente da dor imputada a uma pessoa, em razão de atos que, indevidamente, ofendem seus sentimentos de honra e dignidade”, escreveu o juiz na sentença.
Com isso, ficou decidido que o locutor irá pagar ao delegado indenização por danos morais, no valor de R$ 3 mil, com correção da taxa Selic e juros de mora desde o evento danoso.
98 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
Após decisão de Walter Alves, PT-RN diz que lançará candidato ao Governo do Estado para o mandato tampão
20/01/2026

NOTA PÚBLICA | PT-RN
O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte foi oficialmente comunicado, nesta segunda-feira (19 de janeiro), pelo vice-governador Walter Alves, de sua decisão de romper com o projeto político que reorganizou o Estado e melhorou a vida do povo
potiguar. O vice também confirmou que passará a integrar um grupo político de oposição ao governo do qual fez parte nos últimos três anos.
Há mais de um ano, o PT trabalha com a perspectiva da candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado Federal, por três razões centrais: a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte; o compromisso com a estabilidade democrática, diante da ofensiva
da extrema direita para conquistar maioria no Senado; e o apoio ao projeto nacional de desenvolvimento liderado pelo presidente Lula.
O Partido dos Trabalhadores tem plena consciência de sua responsabilidade com o Estado e do compromisso firmado com o povo potiguar nas urnas, em 2018, e renovado de forma expressiva em 2022, com mais de 1 milhão de votos. Diante da decisão do vice-governador de não assumir essa responsabilidade, o PT apresentará candidatura ao Governo do Estado para o mandato de abril a dezembro, no processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa.
Estamos realizando todos os diálogos necessários com as forças políticas comprometidas com o Rio Grande do Norte para vencer essa disputa, com muita unidade interna e certos de que o Estado não pode ter sua estabilidade comprometida e precisa
seguir com as políticas públicas e as obras que estão em andamento.
O PT nunca fugiu da responsabilidade e não vai fugir agora. Seguiremos firmes, com Lula presidente, Cadu Xavier governador e Fátima Bezerra senadora. A luta será grande, mas sairemos vitoriosos.
Natal, 19 de janeiro de 2026.
Samanda Alves
Presidenta do Partido dos Trabalhadores – RN
Essa publicação é um oferecimento
Menina de 11 anos pede justiça durante velório da Mãe assassinada pelo marido em Mãe Luiza
19/01/2026

Familiares, amigos e moradores se reuniram, na manhã desta segunda-feira (19), para se despedir da mulher assassinada pelo marido no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal. O velório ocorre no campo de futebol da comunidade e reúne dezenas de pessoas em um clima de profunda comoção.
A vítima tinha 43 anos e morreu dentro da própria casa, localizada na Rua da Guia. O crime aconteceu na madrugada do domingo (18) e a Polícia Civil investiga o caso como feminicídio.
Filha de 11 anos emociona ao pedir justiça
Durante o velório, a filha da vítima, de apenas 11 anos, falou ao programa Patrulha da Cidade e emocionou quem acompanhava a despedida. Em lágrimas, a criança pediu justiça e relembrou momentos recentes ao lado da mãe.
Segundo a menina, a mãe havia prometido sair com ela no sábado para comemorar seu aniversário. No entanto, a violência interrompeu os planos e transformou a data em luto. Além disso, a criança reforçou o desejo de que o responsável pelo crime seja punido.
O depoimento causou forte impacto entre os moradores, que prestaram solidariedade à família e cobraram providências das autoridades.
Crime aconteceu durante a madrugada
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe atendeu a ocorrência por volta das 2h25. O agressor atacou a mulher dentro da residência, causando ferimentos graves.
Logo após o crime, o irmão da vítima tentou socorrê-la e a levou ao posto de saúde de Mãe Luiza. Contudo, a mulher assassinada pelo marido já chegou à unidade sem vida.
Em seguida, o familiar registrou a ocorrência na delegacia e acionou a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Polícia investiga feminicídio
A DHPP iniciou as investigações ainda no domingo. Além disso, a Polícia Científica foi acionada para realizar os procedimentos técnicos. No entanto, a equipe informou que o local do crime sofreu alterações devido ao socorro prestado à vítima.
Posteriormente, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) recebeu o corpo para a realização dos exames legais. O laudo pericial deve ajudar a esclarecer a dinâmica do crime.
Enquanto isso, a Polícia Civil segue com as investigações e ainda não divulgou informações oficiais sobre a prisão do suspeito.
Comunidade cobra justiça
Durante toda a manhã, moradores de Mãe Luiza se mobilizaram em apoio à família. Além das homenagens, manifestações pediram justiça e mais proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O pedido da filha de 11 anos reforçou a gravidade do caso e evidenciou o impacto da violência contra a mulher sobre crianças e familiares, deixando marcas profundas na comunidade.
PONTA NEGRA NEWS
Essa publicação é um oferecimento
Em nota, Walter informa a Fátima que não assumirá Governo e que vai apoiar União Brasil/PP de Allyson Bezerra
19/01/2026

O vice-governador Walter Alves (MDB) confirmou que não irá assumir o comando do Governo do Rio Grande do Norte em caso de renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT). A declaração oficial, enviada por meio de nota à imprensa, confirma o que já vinha sendo noticiado nos bastidores da política estadual.
Além disso, Walter Alves também confirmou que comunicou a governadora Fátima que não vai apoiar o pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Carlos Eduardo Xavier. Walter disse que o MDB vai caminhaqr com os partidos da Federação União Brasil/PP, que deve lançar Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, ao Governo - veja a nota na íntegra ao final do post.
APOIO A LULA E INDICAÇÃO DO VICE
O confirmação da posição de Walter Alves foi antecipada no Jornal das 6, da 96 FM Natal, na semana passada. Assim como antecipou o programa, Walter Alves também confirmou que, apesar de não ficar com Fátima, ele vai apoiar a reeleição de Lula para a Presidência.
Um ponto que não foi manifestado por Walter, até pelo fato de Allyson Bezerra não ter sido oficializado como candidato ao Governo, é que o MDB deve indicar o nome para vice da chapa do União Brasil. Esse nome deverá ser o do deputado estadual Hermano Moraes.
A confirmação foi feita após reunião com a governadora na manhã desta segunda-feira (19). Na nota divulgada à imprensa, Walter informou que comunicou pessoalmente a decisão de não assumir o cargo e anunciou que será pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.
No mesmo comunicado, o presidente do MDB no Rio Grande do Norte reafirmou o apoio do partido à reeleição do presidente Lula (PT), alinhamento já tratado com as direções nacionais do MDB e do PT.
Sobre a sucessão estadual, Walter Alves informou ainda que o MDB-RN decidiu caminhar politicamente com a Federação União Progressista — formada por União Brasil e PP — e com o PSD, após consulta interna aos correligionários.
A decisão reforça o cenário de transição no Governo do Estado e consolida a indefinição sobre quem assumirá o mandato até as próximas eleições.
Veja a Nota na íntegra:
Nota à imprensa
Estive reunido com a governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro.
Comuniquei que não assumirei o cargo de governador, com a possível renúncia dela. Também adiantei que sou pré-candidato a deputado estadual.
Ainda sobre as Eleições 2026, ratifiquei o posicionamento já alinhado com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT).
Sobre a sucessão estadual, cientifiquei a governadora que a posição do MDB-RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Decisão tomada após consulta aos correligionários.
Walter Alves
Presidente do MDB-RN
96 FM NATAL
Essa publicação é um oferecimento
Vereador Pedro Filho participa de culto de posse do novo supervisor da Assembleia de Deus em Macau
19/01/2026

O vereador Pedro Filho participou, nesta quinta-feira (15), do Culto de Posse do Pastor Jeremias Alves, que assumiu a função de supervisor do campo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN) no município de Macau.
O culto foi presidido pelo Pastor Arimaldo Fernandes, vice-presidente da IEADERN, e marcou um momento de grande relevância espiritual e institucional para a igreja no município.
Na mesma ocasião, a igreja se despediu do Pastor Rilton Peixoto, que esteve à frente da supervisão do campo de Macau por quase cinco anos, exercendo seu ministério com dedicação e compromisso. O pastor agora seguirá para um novo desafio, assumindo o campo da IEADERN no município de Areia Branca.
O evento contou com a presença de diversos obreiros, pastores supervisores, além de pastores do campo de Macau e de várias regiões do estado, fortalecendo a comunhão e a unidade da igreja.
BLOG DO MOISÉS ARAÚJO
Essa publicação é um oferecimento
Portugal: candidato da extrema direita enfrentará socialista de centro-esquerda no 2º turno
19/01/2026

O líder do partido de extrema direita Chega, André Ventura, ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de Portugal neste domingo, 18, em um resultado surpreendente, e enfrentará um adversário de centro-esquerda em um segundo turno no próximo mês, o que pode representar mais um avanço político para os partidos de extrema direita em crescimento na Europa, de acordo com resultados quase completos.
Com quase 98% dos votos contados, Ventura capturou 24% dos votos e ficou em segundo lugar, atrás do candidato socialista de centro-esquerda António José Seguro, que liderou com quase 31%. Eles se enfrentarão em uma segunda rodada de votação entre os dois principais candidatos em 8 de fevereiro.
O forte desempenho de Ventura foi outro marco na guinada da Europa para a extrema direita, à medida que partidos populistas têm alcançado, ou se aproximado, das alavancas do poder nos últimos anos.
O aumento do apoio público ao Chega o tornou o segundo maior partido no parlamento de Portugal no ano passado, apenas seis anos após sua fundação. Ventura e seus apoiadores foram encorajados pela ascensão mais ampla de partidos nacionalistas de ideologia semelhante em toda a Europa, como na França, Alemanha, Itália e na vizinha Espanha.
Outros nove candidatos concorreram em um campo recorde nas eleições presidenciais, mas nenhum chegou perto dos mais de 50% necessários para uma vitória no primeiro turno.
O vencedor substituirá o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu o limite de dois mandatos de cinco anos.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda
19/01/2026

Foto: MEC/Divulgação
As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão nesta segunda-feira (19) e poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília.
O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.
A novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ? para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes.
As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.
Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.
Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas.
Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível.
Vagas
São mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, oferecidos por 136 instituições, em 587 municípios do país.
Com isso, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.
Entre as 274 mil vagas disponibilizadas, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) garante um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050.
O MEC avisa que é de responsabilidade do candidato verificar previamente essa informação antes de realizar a inscrição no Sisu 2026, não sendo possível a escolha do semestre de ingresso, o qual será definido de acordo com a nota do candidato.
Ações afirmativas
O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição.
No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.
Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas.
A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Seleção
Todos os candidatos inscritos no Sisu 2026 serão classificados com base no desempenho obtido nas edições do Enem dos anos de 2023, 2024 ou 2025.
Caso o candidato tenha participado de uma ou mais edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas e a opção de curso.
Porém, é preciso que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação).
O MEC explica que, em caso de empate no uso das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido e conforme a ordem de prioridade.
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.
Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.
A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
Saiba mais sobre o Sisu aqui. A central de atendimento do MEC funciona no telefone: 0800-616161.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Café quente pode liberar milhões de microplásticos no copo, diz estudo
19/01/2026

Beber café quente em copos descartáveis pode significar ingerir muito mais do que cafeína. Um novo estudo científico revelou que o calor aumenta significativamente a liberação de microplásticos de copos usados para bebidas quentes, levantando alertas sobre um hábito cotidiano comum em cafeterias ao redor do mundo.
A pesquisa, publicada no Journal of Hazardous Materials: Plastics, analisou como diferentes tipos de copos se comportam quando entram em contato com líquidos aquecidos. O resultado foi direto: quanto maior a temperatura da bebida, maior a quantidade de microplásticos liberados e o tipo de material do copo faz toda a diferença.
O que são microplásticos
Microplásticos são fragmentos extremamente pequenos de plástico, que variam de partículas microscópicas até tamanhos visíveis a olho nu. Eles podem ser liberados durante o uso normal de produtos plásticos e acabam no meio ambiente, nos alimentos e, potencialmente, no corpo humano.
Embora ainda não existam dados conclusivos sobre os impactos de longo prazo dessas partículas na saúde, pesquisadores destacam que o tema exige atenção e mais estudos.
Detalhes do estudo
Para entender o problema fora do laboratório, os cientistas coletaram cerca de 400 copos de café em Brisbane, comparando copos totalmente de plástico com copos de papel revestidos internamente por uma fina camada plástica. Os testes foram feitos com líquidos a 5 °C e a 60 °C, simulando café gelado e café quente.
Essa publicação é um oferecimento
Esporte: América vence o Laguna por 4 a 1, mantém 100% e lidera o Campeonato Potiguar
19/01/2026

Foto: Gabriel Leite
O América goleou o Laguna por 4 a 1 neste domingo (18), na Arena América, em partida válida pelo Campeonato Potiguar. Com o resultado, o Alvirrubro chegou à terceira vitória em três jogos, manteve os 100% de aproveitamento e segue na liderança da competição, de olho no tetracampeonato.
O placar foi construído ainda no primeiro tempo. Aos cinco minutos, Salatiel abriu o marcador, e, aos 16, Souza ampliou. O terceiro gol saiu aos 26 minutos, com Alexandre Aruá, enquanto Evandro fechou a goleada aos 40 minutos. A informação é do Portal 98FM Natal
O Laguna diminuiu nos acréscimos da etapa inicial, por volta dos 47 minutos, com Erivelton, mas não conseguiu reagir no segundo tempo.
Na próxima rodada, a quarta da primeira fase, o América enfrenta o ABC no Clássico Rei, marcado para o próximo sábado (24), às 16h, na Arena das Dunas.
Portal 98FM Natal
Essa publicação é um oferecimento















