Educação

Sisu 2026: prazo para inscrição termina nesta sexta-feira (23/1)

24/01/2026


 

Estudantes interessados em ingressar na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos ao prazo final de inscrições: a edição de 2026 recebe candidaturas até sexta-feira, 23 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . A inscrição é gratuita.

Durante o período, o candidato pode escolher até duas opções de curso, acompanhar as notas de corte e alterar as escolhas quantas vezes desejar, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema até o encerramento do prazo.

Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula no período indicado em edital da instituição.

Vagas – Em 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferta mais de 274 mil vagas em cursos de graduação de instituições públicas de educação superior em todo o país. O número representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais ofertadas nesta edição.

Desse total, 148,9 mil vagas — o que corresponde a 54,3% — são disponibilizadas por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12) e outras ações afirmativas próprias das instituições de ensino. As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais (IFs), 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades em vagas de ações afirmativas, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) oferecem 1,5 mil vagas.

 

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Economia

Inadimplência atinge mais de 1,2 milhão de potiguares, terceiro maior índice do NE

24/01/2026


                                                             Foto: Divulgação

 

Cerca de 1,24 milhão de potiguares encerraram 2025 com algum tipo de dívida em atraso. Dados do Mapa da Inadimplência no Brasil, da Serasa, indicam que 49,65% da população adulta do Rio Grande do Norte estava inadimplente em dezembro, acima dos 45,65% registrados no mesmo mês de 2024. A variação representa 100 mil novos inadimplentes em 12 meses.

O número ajuda a dimensionar o impacto das dívidas sobre o orçamento das famílias no estado. A virada do ano costuma concentrar despesas obrigatórias, como impostos, material escolar e reajustes de serviços, o que tende a aumentar a pressão financeira sobre quem já enfrenta dificuldades para manter as contas em dia.

Além do crescimento no total de inadimplentes, o levantamento detalha a composição dessas dívidas. Bancos e cartões de crédito concentram 26,1% dos débitos, seguidos por contas básicas, como água, luz e gás (22,1%), e por financeiras (19,6%). O valor médio de cada dívida é de R$ 1.593,27, indicador que ajuda a explicar a dificuldade de regularização para parte dos consumidores sem um planejamento financeiro estruturado.

O cenário observado no estado acompanha uma tendência nacional. Em dezembro, o Brasil chegou a 81,2 milhões de inadimplentes, o maior número já registrado na série histórica, após 12 meses consecutivos de alta. A maior concentração de pessoas com o nome negativado está na faixa etária entre 41 e 60 anos (35,6%), seguida pelos grupos de 26 a 40 anos, acima de 60 anos e jovens entre 18 e 25 anos.

Para o consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste, Erli Bandeira, os números reforçam a importância da organização financeira como ponto de partida para a reversão do endividamento. “Quando o consumidor entende exatamente quanto ganha, quanto gasta e onde estão os principais compromissos financeiros, ele passa a ter condições reais de tomar decisões mais equilibradas e evitar o acúmulo de novas dívidas”, afirma.

Segundo o especialista, outro aspecto relevante é a definição de prioridades. “Não é possível resolver tudo de uma vez. Priorizar dívidas com juros mais altos, renegociar prazos e valores e, ao mesmo tempo, criar o hábito de guardar pequenas quantias mensalmente já produz efeito. Mesmo valores baixos, quando organizados, ajudam a reduzir a dependência do crédito”, diz Erli.

Bandeira destaca que, para quem busca avançar na regularização das contas para uma estratégia de longo prazo, a divisão do orçamento pode ajudar. “No planejamento financeiro, uma referência bastante utilizada é a organização da renda em blocos percentuais. Um modelo simples é destinar cerca de 30% da renda para despesas essenciais, como moradia, água, luz e alimentação”, explica.

“Outros 30% podem ser direcionados a compromissos financeiros e objetivos, como pagamento de dívidas, educação ou aquisição de bens, enquanto os 40% restantes ficam para poupança, investimentos e despesas pessoais. Essa estrutura facilita o controle do orçamento e a visualização dos limites de gasto”, completa o consultor.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Mundo

CONSELHO DE PAZ: 23 países aceitam convite e 6 dizem não a Trump; Brasil evita resposta direta

24/01/2026


                                            Foto: REUTERS/Denis Balibouse

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (22) a criação do chamado “Conselho da Paz”, iniciativa voltada à manutenção da paz e à reconstrução da Faixa de Gaza, com possibilidade de atuação em outros conflitos no futuro.

 

23 aceitaram, seis recusaram e oito ainda analisam

 

Cerca de 60 países foram convidados. Até o momento, 23 aceitaram, seis recusaram e oito ainda analisam o convite. O Canadá foi o único país que teve o convite cancelado por decisão direta de Trump, após troca de críticas com o primeiro-ministro Mark Carney durante o Fórum Econômico Mundial.

 

Países que aceitaram

 

Armênia

 

Arábia Saudita

 

Argentina

 

Azerbaijão

 

Bahrein

 

Belarus

 

Bulgária

 

Catar

 

Cazaquistão

 

Egito

 

Emirados Árabes Unidos

 

Hungria

 

Indonésia

 

Israel

 

Jordânia

 

Kosovo

 

Marrocos

 

Mongólia

 

Paquistão

 

Paraguai

 

Turquia

 

Uzbequistão

 

Vietnã

 

Países que recusaram

 

França

 

Noruega

 

Eslovênia

 

Suécia

 

Espanha

 

Alemanha

 

Países que estão analisando

 

Brasil

 

Reino Unido

 

China

 

Croácia

 

Itália

 

Rússia

 

Singapura

 

Ucrânia

 

Desde o anúncio, diplomatas alertam que o novo conselho pode enfraquecer a ONU. Segundo o estatuto obtido pela Reuters, Trump terá mandato vitalício como presidente do órgão. Países interessados em assento permanente deverão pagar US$ 1 bilhão, valor que será administrado pelo próprio Trump.

 

Posição do Brasil

 

Nesta sexta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a iniciativa e afirmou que o mundo vive um momento político “muito crítico”, com a Carta da ONU sendo desrespeitada.

“Em vez de corrigir a ONU, o presidente Trump está propondo criar uma nova ONU, como se fosse dono dela”, afirmou Lula.

O governo brasileiro não pretende responder imediatamente ao convite. A estratégia é solicitar esclarecimentos técnicos e jurídicos sobre o funcionamento do conselho. O tema será usado como argumento para defender uma reforma do Conselho de Segurança da ONU durante a Assembleia Geral, em setembro.

Segundo diplomatas, o Brasil pretende mobilizar outros países para pressionar por mudanças no sistema multilateral e alertar que, sem reforma, o mundo tende a ser governado por modelos unilaterais como o proposto por Trump.

Para integrantes da diplomacia, o plano do presidente americano expõe a fragilidade do atual sistema internacional, sobretudo diante da incapacidade do Conselho de Segurança de lidar com crises como a de Gaza.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Esporte

Clássico entre ABC e América terá esquema de segurança reforçado e acesso exclusivo por biometria facial

23/01/2026


 

O clássico entre América e ABC, válido pela 4ª rodada do Campeonato Potiguar 2026, contará com um esquema de segurança reforçado. O plano de ação para a partida foi definido em reunião realizada nesta quarta-feira (21), na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), com a presença de representantes dos clubes, da Arena das Dunas e da Polícia Militar do RN.

De acordo com a Polícia Militar, mais de 700 homens estarão envolvidos na operação, somando efetivo da PM e segurança privada, com atuação dentro e no entorno do estádio. A partida será disputada neste sábado (24), às 16h, na Arena das Dunas, com mando de campo do América.

Durante o encontro, ficou estabelecido que não haverá venda física de ingressos. Todos os torcedores, tanto do América quanto do ABC, deverão adquirir as entradas exclusivamente de forma online, por meio do site oficial da Arena das Dunas.

O acesso ao estádio será feito por biometria facial, sistema que exige cadastro prévio na plataforma, já disponível antes mesmo da liberação total das vendas.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cidadania

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

23/01/2026


As agências de todo o país funcionarão excepcionalmente neste sábado (24) e domingo (25) para antecipar atendimentos já agendados. Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

Quem precisa resolver pendências no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá uma alternativa fora do calendário habitual. As agências de todo o país funcionarão excepcionalmente neste sábado (24) e domingo (25) para antecipar atendimentos já agendados e amenizar os impactos da suspensão dos serviços presenciais prevista para o fim do mês.

A interrupção do atendimento nas unidades físicas ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, período em que as agências permanecerão fechadas. Para os segurados que preferirem ser atendidos em um dia útil, o INSS informou que os atendimentos serão reagendados.

 

Atendimento remoto segue ativo até o dia 27

Até segunda-feira (27), os canais digitais continuam funcionando normalmente, oferecendo mais de 100 serviços. Estão disponíveis:

 

Meu INSS, pelo site e aplicativo

Central telefônica 135

Esses meios permitem solicitar benefícios, acompanhar processos e obter informações sem a necessidade de comparecer a uma agência.

 

Fechamento ocorre por manutenção nos sistemas

A suspensão temporária do atendimento presencial está relacionada a melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conduzidas pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Além das agências físicas, os canais remotos também ficarão fora do ar. O Meu INSS (site e aplicativo) e a central 135 estarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.

Segundo o INSS, a medida é considerada essencial para a modernização das plataformas, com o objetivo de garantir mais segurança, estabilidade e eficiência na prestação dos serviços à população.

 

Se quiser, posso adaptar o texto para nota curta, rádio, redes sociais ou linguagem ainda mais simples.

 

Com informações da Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Economia

RN acelera vendas de veículos novos e cresce 2,6 vezes acima do Brasil

23/01/2026


 

As vendas de veículos novos no Rio Grande do Norte cresceram 20,62% em 2025, o que representa mais que o dobro da média nacional, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No ano passado, foram vendidos 67.351 veículos no estado, enquanto no ano anterior esse dado foi de 55.836. O crescimento foi puxado principalmente pelas motos, que responderam por 61,30% do total das vendas, com 41.288 unidades comercializadas em 2025.

O crescimento acumulado nas vendas do setor no estado no ano passado foi cerca de 2,6 vezes maior que a média nacional, que foi de 8,02%, o que correspondeu à comercialização de 5.124.544 unidades. No RN, apenas em dezembro foram vendidos 7.388 veículos novos, incluindo todas as categorias, o que corresponde a um crescimento de 44,83% ante o mesmo período de 2024, quando foram vendidos 5.101.

Em relação à alta participação do segmento de motos nas vendas do Rio Grande do Norte, o gestor da unidade da Nacional Veículos em Natal, Erick Guilherme, aponta que a acessibilidade financeira, “uberização”, mobilidade urbana e preços dos combustíveis são os principais fatores que levam os consumidores a investirem nesses veículos. “Tem muitas pessoas que trabalham por meio do Uber, seja na entrega de mercadorias, alimentação, entre outros [serviços]”, aponta.

Rodolfo Sales, gerente da Natal Veículos, observa, por outro lado, que o menor ticket médio e valores de entrada mais baixos, diante da Taxa Selic de 15%, podem explicar o protagonismo tanto das motos quanto dos veículos seminovos nas vendas. “Escolher ter uma mobilidade adquirindo um seminovo ou até mesmo uma moto é mais acessível”, ressalta.

 

Taxa Selic

 

 

O economista Ricardo Valério, superintendente do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon/RN), aponta que o aumento nas vendas, mesmo com a Taxa Selic fixada em 15% em 2025, pode ser explicado por fatores econômicos e sociais. É o caso da chamada “uberização”, com trabalhadores investindo na compra de veículos para realizarem corridas por aplicativo, e da necessidade de melhorar a própria mobilidade diante da precariedade do transporte público.

 

 

A necessidade de se locomover com maior praticidade, de acordo com ele, também pode ter contribuído para o aumento nas vendas de motos. “Fora isso, teve o barateamento de alguns carros elétricos que chegaram a um preço mais acessível no Brasil, além do crescimento bastante expressivo desse setor. Isso teve interferência e influência nesse volume de crescimento superior aos 20% nas vendas”, explica Ricardo Valério.

 

Novos lançamentos

 

 

Nas concessionárias de Natal, o crescimento é atribuído aos lançamentos desejados pelo mercado, além da qualidade e garantia dos novos produtos. É o que aponta Erick Guilherme, da Nacional Veículos. Entre os modelos que lideraram a procura do público, ele aponta o Volkswagen Tera, que é um SUV compacto, além do T-Cross.

Rodolfo Sales, da Natal Veículos, aponta ainda a migração dos condutores para os modelos SUV como determinante para o aumento nas vendas. Aliado a isso, ele esclarece que a chegada de marcas chinesas no Rio Grande do Norte favoreceu a entrada de modelos que se destacam pela tecnologia.

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Cidadania

RIO DO FOGO: o município de Rio do Fogo receberá a Ação EM AÇÃO

23/01/2026


 

Nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, o município de Rio do Fogo receberá a Ação EM AÇÃO – Assembleia Legislativa do RN, com uma grande oferta de serviços gratuitos para a população.

A ação acontecerá das 8h às 17h, na Escola Municipal Ana de Paiva Fagundes, localizada no Distrito de Punaú.

Serão realizados diversos atendimentos médicos, exames, emissões, cursos e muitos, tudo isso sem custo nenhum para a população.

Participe, divulgue e aproveite essa grande ação de cidadania e cuidado com o nosso povo!

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Policial

Potiguar suspeito de estupro de vulnerável virtual e pornografia infantil é preso na Bahia

23/01/2026

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Polícia Civil da Bahia (PCBA), prendeu, nesta quinta-feira (22), um homem de 22 anos suspeito dos crimes de estupro de vulnerável virtual e de produção e armazenamento de material de nudez infantil. As ações ocorreram no município de Catu, no interior da Bahia, durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e de um mandado de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Extremoz, no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Civil, o caso teve início após os representantes legais da vítima registrarem boletim de ocorrência, o que deu origem ao inquérito policial.

No decorrer das apurações, com autorização judicial para a quebra de sigilo telemático, os investigadores identificaram indícios de que o suspeito pode ter feito outras vítimas, que ainda não foram localizadas e seguem em processo de apuração.

Segundo a investigação, o homem utilizava redes sociais para se comunicar com as vítimas e armazenava, em dispositivos eletrônicos, imagens de nudez e abuso sexual infantil, além de produzir esse tipo de conteúdo ilícito.

Diligências conjuntas realizadas pelas equipes do RN e da Bahia localizaram o suspeito em uma residência na zona rural de Catu.

No local, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos previamente identificados, além de outros dispositivos e um caderno com anotações de diversas contas, que, segundo a polícia, eram utilizadas para a prática dos crimes no ambiente virtual.

Durante a operação, além do cumprimento do mandado de prisão preventiva, o homem também foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material pornográfico infantil, após a constatação do conteúdo ilícito nos equipamentos apreendidos.

Após a prisão, o suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Geral

Ambulância do Samu fica de prontidão 24h para atender Bolsonaro na Papudinha

23/01/2026


                                                 Foto: Breno Esaki/Metrópoles

 

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) passou a ficar disponível em tempo integral para atender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena no 19º Batalhão da Polícia Militar, a Papudinha, em São Sebastião, no Distrito Federal. A medida foi adotada após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O veículo de resgate é uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), equipada para atendimentos de maior complexidade e acompanhada por equipe completa, incluindo médico da rede pública de saúde. A ambulância foi deslocada de sua base original, no Gama, e permanece estacionada no batalhão desde a transferência de Bolsonaro, ocorrida em 15 de janeiro de 2026.

As equipes do Samu se revezam em plantões contínuos dentro da própria Papudinha, ocupando uma sala reservada. O protocolo prevê que o grupo só deixe o local após a chegada do plantão seguinte, garantindo atendimento imediato caso seja necessária remoção hospitalar de urgência.

A disponibilização da ambulância foi uma das condições impostas por Moraes para a transferência do ex-presidente da Superintendência da Polícia Federal para o batalhão da PM. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses por envolvimento em trama golpista e permanece em cela separada de outros detentos, entre eles o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques.

 

Com informações do Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Esporte

América anuncia vendas presenciais e ajuste em taxa de ingressos para o Clássico-Rei

22/01/2026


 

Após o início da comercialização dos ingressos, o América Futebol Clube SAF divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (22) informando a adequação da taxa de conveniência cobrada nas compras online. Segundo o clube, a taxa anterior de 18% foi aplicada devido a um erro operacional da plataforma de vendas e já foi corrigida para 10%.

Além disso, o clube anunciou a abertura de pontos de apoio presenciais, sem cobrança de taxa de conveniência, destinados a auxiliar os torcedores no cadastramento da biometria facial e na compra dos ingressos. Os atendimentos acontecerão nesta quinta-feira (22), das 17h às 21h; na sexta-feira (23), das 9h às 21h; e no sábado (24), das 10h às 16h45.

Com a atualização, a taxa de conveniência passou a ser de 10% para as compras realizadas de forma virtual. O América informou ainda que os torcedores que já efetuaram a compra com a taxa de 18% terão a diferença entre o valor cobrado e o valor correto ressarcida nos próximos dias. O reembolso será feito diretamente pela plataforma de vendas, de acordo com o meio de pagamento utilizado.

 

Para a torcida do América, o atendimento será realizado na Bilheteria 2, no Portão L. Já os torcedores do ABC deverão se dirigir à Bilheteria 1, no Portão T, na Arena das Dunas.

 

Confira a nota na íntegra:

 

“?????????? ???????

 

O América Futebol Clube SAF informa que, em comum acordo com a Casa de Apostas Arena das Dunas e com a plataforma responsável pela venda de ingressos da partida América x ABC, a ser realizada no próximo sábado, foi realizada a adequação da taxa de conveniência aplicada às compras online.

A cobrança anterior, no percentual de 18%, ocorreu em razão de um erro operacional da plataforma de ingressos, o qual foi prontamente identificado e corrigido.

A partir deste momento, a taxa de conveniência aplicada às compras online passa a ser de 10%, e os torcedores que já efetuaram a compra com a taxa de 18% terão a diferença entre o valor cobrado e o valor correto devidamente ressarcida. O reembolso será efetuado nos próximos dias, diretamente pela plataforma de vendas, conforme o meio de pagamento utilizado na compra.

Além disso, o clube informa a abertura de novos pontos de apoio presenciais, sem cobrança de taxa de conveniência, destinados ao auxílio no cadastramento da biometria facial e na aquisição de ingressos, com funcionamento nos seguintes horários:

 

? Quinta-feira (22/01)

? 17h às 21h

 

? Sexta-feira (23/01)

? 9h às 21h

 

? Sábado (24/01)

? 10h às 16h45

 

? LOCAIS

 

Torcida do América

Bilheteria 2 – Portão L

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Política

PESQUISA APEX/FUTURA: Flávio Bolsonaro vence Lula no 1º e 2º turno

22/01/2026




 

Foto: reprodução

 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo instituto Futura, com apoio da Apex, mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tanto em cenários de primeiro turno quanto em simulação de segundo turno para a Presidência da República.

Dos seis cenários testados no primeiro turno, Flávio lidera numericamente em três e Lula aparece à frente nos outros três, mas em nenhum dele com vantagem além da margem de erro.

A maior vantagem doocorre no cenário 6: Flávio tem 43,8% das intenções de voto, contra 38,7% de Lula. Nesse cenário, Eduardo Leite soma 4,2% e Renan Santos, 2,8%. Brancos, nulos e ninguém representam 7,5%, e 2,9% estão indecisos.

Com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a diferença nesse cenário fica fora do empate técnico, garantindo liderança isolada de Flávio. Em nenhuma das seis simulações Lula aparece à frente do senador fora da margem de erro.

No cenário 1, Lula lidera com 37%, seguido por Flávio, com 33,3%. Também aparecem Tarcísio de Freitas (10,5%), Ronaldo Caiado (3%), Romeu Zema (2,6%), Renan Santos (1,2%) e Aldo Rebelo (0,5%). Brancos e nulos somam 6,6%, e 5,3% estão indecisos.

No segundo turno, Flávio também vence Lula. O senador aparece com 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% do presidente. Brancos e nulos somam 8,9%, e 1,1% não soube ou não respondeu.

O resultado indica crescimento de Flávio no confronto direto. Em dezembro, pesquisa do mesmo instituto apontava empate entre os dois. Ao todo, foram testados 11 cenários de segundo turno, e Flávio lidera em todos os seis em que aparece. Lula também fica atrás de Tarcísio, Ratinho Junior e Caiado, mas vence Zema e Eduardo Leite.

Com registro BR-08233/2026 no Tribunal Superior Eleitoral, o levantamento realizou 2 mil entrevistas, de 15 a 19 de janeiro. Além da já mencionada margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a margem de confiança do material é de 95%.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Lula pode perder 20 ministros até a campanha, e Esplanada tem incerteza

22/01/2026


Redação

 

Cerca de 20 ministros do governo Lula (PT) devem deixar suas pastas para concorrer a cargos públicos pelo País, como forma de reforçar a base do petista nos estados. O número leva em consideração ministros que já manifestaram a intenção de se afastar dos cargos e os que já detêm cargos públicos e podem buscar reeleição. A apuração é do jornal Folha de S. Paulo.

Seguindo a orientação do presidente, ministros que são deputados ou senadores licenciados devem se afastar dos ministérios para garantir candidaturas e apoio eleitoral a Lula nos estados. Caso confirmadas todas as saídas, o presidente deve ficar sem seu núcleo duro no governo durante a campanha.

 

Redação22/01/2026 | 07:05

Cerca de 20 ministros do governo Lula (PT) devem deixar suas pastas para concorrer a cargos públicos pelo País, como forma de reforçar a base do petista nos estados. O número leva em consideração ministros que já manifestaram a intenção de se afastar dos cargos e os que já detêm cargos públicos e podem buscar reeleição. A apuração é do jornal Folha de S. Paulo.

Seguindo a orientação do presidente, ministros que são deputados ou senadores licenciados devem se afastar dos ministérios para garantir candidaturas e apoio eleitoral a Lula nos estados. Caso confirmadas todas as saídas, o presidente deve ficar sem seu núcleo duro no governo durante a campanha.

Um dos pedidos diretos feitos por Lula foi para que a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) deixe o posto para concorrer ao Senado pelo Paraná. Responsável pela articulação política do governo, Gleisi é deputada federal licenciada pelo PT-PR, e havia a expectativa de que tentasse a reeleição no cargo. No entanto, o pedido do petista foi um pleito ao Senado.

 

Os ministros devem se descompatibilizar de suas pastas até abril, às vésperas da campanha eleitoral.

Entre os ministros palacianos, o petista Rui Costa (Casa Civil) também deve deixar o cargo para se candidatar ao Senado. Também há uma possibilidade, segundo interlocutores, de que Rui concorra novamente ao Governo da Bahia.

Junto a eles, Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação) também deve se afastar, mas para comandar a campanha de Lula à reeleição. O marqueteiro foi chefe de campanha na última disputa, em 2022. Diferentemente dos demais, ele deve sair somente em junho.

Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) deve ser um dos únicos dos ministros do Palácio do Planalto a se manter na posição, embora pudesse se candidatar à reeleição como deputado federal pelo Psol-SP.

 

Fora do Palácio, 12 ministros também devem se afastar.

Entre os que já confirmaram publicamente que sairão está Anielle Franco (PT), da Igualdade Racial, que tentará se eleger pela primeira vez deputada federal pelo Rio de Janeiro. Buscando a reeleição, há Sonia Guajajara (Psol), dos Povos Indígenas, como deputada por São Paulo, e Carlos Fávaro (PSD), da Agricultura, como senador por Mato Grosso.

Além deles, Jader Filho (MDB), das Cidades, também já declarou que deverá disputar a Câmara pelo Pará. Também já anunciaram que sairão: André de Paula (PSD), da Pesca, Silvio Costa Filho (Republicanos), dos Portos e Aeroportos, e Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional.

Um possível candidato à reeleição como deputado, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), desistiu de disputar em dezembro passado.

Uma das principais movimentações recentes em torno da campanha é a de Simone Tebet (Planejamento), que deve se filiar ao PSB para disputar o Senado por São Paulo. Junto a ela, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), também pode se lançar como senadora por São Paulo.

Ainda no estado, havia sido cogitado o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para disputar o governo estadual, mas até o momento a intenção de Lula é mantê-lo como vice em 2026, segundo interlocutores.

Ministros como Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esportes), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Alexandre Silveira (Minas e Energia) são nomes que também podem disputar cargos no Congresso ou em governos estaduais.

Também há casos de ministros dispostos a se candidatar mas que aguardam deliberação com o presidente, como o pedetista Wolney Queiroz (Previdência) e Márcio França (Empreendedorismo), que tem intenção de disputar o Governo de São Paulo pelo PSB.

 

Renan Filho (Transportes), por sua vez, já confirmou saída para disputar o Governo de Alagoas.

Outros que ainda podem sair para a corrida são o petista Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), do PCdoB.

 

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Economia

Piso do magistério é reajustado para R$ 5.130,63 com aumento de 5,4%

22/01/2026


                                                                  reprodução

 

O piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica foi reajustado para R$ 5.130,63, conforme Medida Provisória assinada nesta quarta-feira (21). O novo valor representa um aumento de 5,4% em relação ao piso anterior, que era de R$ 4.867,77, e vale para a rede pública em todo o país, considerando jornada de 40 horas semanais.

O percentual garante ganho real de 1,5% acima da inflação, uma vez que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025 foi de 3,9%. O piso salarial corresponde ao valor mínimo que deve ser pago aos professores no Brasil, com atualização anual prevista em legislação federal.

A lei define que o reajuste resulta da soma do INPC do ano anterior com 50% da média da variação percentual da receita real, também corrigida pelo INPC, referente às contribuições de estados, do Distrito Federal e dos municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), apuradas nos cinco anos anteriores ao ano de referência.

O texto legal também estabelece que o percentual aplicado nunca seja inferior à inflação do ano anterior. Em 2024, seguindo o mesmo critério, o reajuste do piso foi de 6,27%.

As remunerações dos profissionais da educação básica são custeadas por estados e municípios com recursos do Fundeb, além das complementações financeiras da União. Por se tratar de Medida Provisória, o reajuste passa a valer imediatamente, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional para conversão definitiva em lei.

A publicação da Medida Provisória está prevista para a edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22).

 

 

ANNA RUTH DANTAS

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Policial

Polícia confirma morte de irmãs desaparecidas no interior do RN

22/01/2026

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou, nesta quarta-feira (21), a morte de duas irmãs que estavam desaparecidas desde o dia 30 de dezembro de 2025. As vítimas são Lidemila Alinny Fernandes de Souza e Ana Beatriz Fernandes de Freitas. Segundo a polícia, um adolescente assumiu a autoria do crime durante depoimento prestado à equipe de investigação. O caso é tratado como homicídio e segue em investigação.

De acordo com familiares, as irmãs saíram da residência onde moravam, no município de Bom Jesus, a cerca de 60 quilômetros de Natal, por volta das 18h do dia 30 de dezembro.

As jovens deixaram o local sem informar o destino e, desde então, não fizeram mais contato com familiares ou amigos. O desaparecimento mobilizou parentes e as forças de segurança.

Durante as investigações, o adolescente informou à polícia que os corpos teriam sido deixados em uma área da zona rural de Macaíba.

Equipes da Polícia Civil realizaram diligências na região indicada, porém, até o momento, os corpos não foram localizados.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Educação

Internet chega a mais de 2 mil escolas públicas do Rio Grande do Norte

22/01/2026


Foto: Freepik

Brasil 61

 

No Rio Grande do Norte, 2.184 escolas públicas de educação básica já têm conectividade disponível para professores, alunos e corpo administrativo.

A ação integra o programa Escolas Conectadas, desenvolvido pelos ministérios das Comunicações (MCom) e da Educação (MEC), e chegou a 68% das escolas brasileiras em 2025.

Para 2026, a previsão é universalizar o acesso tanto no Rio Grande do Norte, chegando a todas as 2.733 escolas; quanto no país, com internet em todas as 138 mil unidades de educação básica.

A iniciativa visa garantir infraestrutura de conectividade nas unidades de ensino, criando condições para o uso pedagógico das tecnologias digitais, a formação de professores e o acesso dos estudantes a conteúdos educacionais e plataformas de aprendizagem.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, diz que levar internet para dentro das escolas é um projeto prioritário para o Governo do Brasil.

“Entendemos que a inclusão digital é essencial. A meta é concluir a conexão de todas essas escolas em 2026. Vamos atender escolas urbanas e rurais. Onde houver fibra, a prioridade será a fibra óptica. Onde não houver, teremos soluções via satélite”, afirmou.

Para além de resultados operacionais, de acordo com Siqueira Filho, a base do programa está no desenvolvimento humano. “Essa é uma agenda que não é só tecnológica, mas que é fundamentalmente social, porque tem impacto direto na vida de cada pessoa. Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país, para acesso à educação, à saúde, ao trabalho e para o pleno exercício da cidadania”, disse o ministro.

 

Escolas Conectadas

 

Somente em 2025, 22,8 mil escolas passaram a ter acesso à internet via políticas públicas coordenadas pelo MCom, como o Fust e o Eace, consolidando o avanço da inclusão digital na educação básica. 

O investimento total previsto para o programa é de cerca de R$9 bilhões, sendo R$6,5 bilhões provenientes do Novo PAC. Desde o lançamento, em setembro de 2023, mais de R$3 bilhões já foram aplicados em escolas estaduais e municipais de todas as regiões do país.

 

Fonte: Brasil 61

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Saúde

Anvisa veta canetas emagrecedoras irregulares e alerta para risco grave à saúde

22/01/2026


                                             Foto: Stefamerpik/Freepik

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de canetas emagrecedoras à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além da retatrutida, de todos os fabricantes e lotes. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União e atinge produtos vendidos ilegalmente no país, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.

Segundo a Anvisa, os medicamentos são fabricados por empresas sem identificação conhecida e comercializados principalmente por meio das redes sociais, sem qualquer tipo de registro, notificação ou autorização do órgão regulador. Por terem origem desconhecida, a agência afirma que não há garantia de qualidade, segurança ou eficácia, o que inviabiliza o uso dos produtos em qualquer circunstância.

A medida ganhou força após o caso da mineira Kellen Oliveira Bretas Antunes, de 42 anos, que ficou em estado grave após utilizar uma dessas canetas sem prescrição médica. Internada desde dezembro em Belo Horizonte, ela foi diagnosticada com síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica rara em que o sistema imunológico ataca os nervos periféricos, causando perda severa de movimentos.

A Anvisa reforçou que a venda e o uso de medicamentos falsificados ou irregulares representam risco elevado à saúde e configuram crime no Brasil. Desde junho do ano passado, a compra de substâncias emagrecedoras como semaglutida, liraglutida e tirzepatida exige receita médica em duas vias, com retenção obrigatória na farmácia, numa tentativa de coibir o uso indiscriminado e o mercado ilegal desses produtos.

 

Com informações do Poder360

Essa publicação é um oferecimento

MARE MOVEIS TOUROS

Geral

TSE prevê gasto milionário com caixas de papelão para transporte de urnas

21/01/2026


                                                   Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma licitação para a compra de caixas de papelão destinadas ao transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições nacionais deste ano. O valor estimado do contrato é de R$ 2,193 milhões, conforme documentos do próprio tribunal.

A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. Ao todo, a Corte pretende adquirir 12.850 caixas, ao custo unitário de R$ 170,73. Segundo o TSE, a reposição é necessária porque muitas embalagens de modelos antigos estão danificadas e não oferecem mais segurança no manuseio e armazenamento dos equipamentos.

O tribunal argumenta que, apesar de serem feitas de papelão, as caixas são consideradas itens duráveis, mas sofrem desgaste com o uso contínuo, podendo rasgar ou deformar. Além disso, sustenta que a fabricação não é simples, já que exige testes específicos de resistência, durabilidade e proteção das urnas.

De acordo com o TSE, o Rio de Janeiro será o estado que mais receberá as novas embalagens, com cerca de 3,2 mil unidades. Em seguida aparece o Paraná, cujo Tribunal Regional Eleitoral deverá receber aproximadamente 1,1 mil caixas.

 

Com informações do Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Política

Allyson Bezerra, Carlos Eduardo Xavier e Álvaro Dias são os nomes que disputarão o Governo do RN

21/01/2026


                                                             Foto: Reprodução

 

Os três nomes confirmados para a disputa no Governo do RN para o pleito de 2026 são:

 

Allyson Bezerra (União Brasil), atual prefeito de Mossoró, aparece como um dos principais nomes na disputa pelo governo potiguar. Bezerra tem consolidado apoio e visibilidade, impulsionado pelo forte desempenho eleitoral na segunda maior cidade do estado e presença consistente em levantamentos eleitorais.

Do campo governista, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (conhecido como Cadu Xavier, PT), surge como a alternativa apoiada pela base da atual gestão da governadora Fátima Bezerra. Cadu tem defendido propostas para enfrentar desafios como a situação fiscal do estado e tem buscado ampliar sua presença política no interior e entre setores do eleitorado que apoiam continuidade administrativa.

No campo da oposição e de centro-direita, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página