Participação de idosos 60+ no mercado de trabalho potiguar aumenta 20%
19/10/2025

O número de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho potiguar cresceu quase 20% no comparativo entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025, passando de 86 mil para 103 mil trabalhadores. Os dados, que fazem parte da Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), indicam uma presença cada vez maior de idosos na força de trabalho. Especialistas apontam que o fenômeno está ligado a aposentadorias insuficientes, ao envelhecimento ativo, alterações nas regras previdenciárias e às mudanças nas dinâmicas familiares e econômicas.
No segundo trimestre de 2025, o RN contabilizou 7,2% da população 60+ ocupada. Segundo o analista da Pnad Contínua do IBGE, William Kratochwill, há dois fatores principais que ajudam a entender esse movimento: “Existe um lado forte, que é a necessidade de complementar os rendimentos e o outro lado é que a pessoa que, às vezes, quer se sentir mais útil e quer uma ocupação”, aponta.
Aos 80 anos, Armando Crispim ainda veste a camisa da construção civil todos os dias. Mestre de obras experiente, ele se mantém ativo como forma de preservar a saúde mental. “Se a gente fica em casa sem fazer nada, a gente adoece, a gente fica sem paciência. Continuo na luta ainda. Trabalho com prazer, mesmo com a idade que eu tenho”, afirma o trabalhador, que em alguns dias chega a trabalhar por até 10 horas.
Armando começou a trabalhar muito cedo. Aos 13 anos, ingressou em um consórcio civil e aprendeu o ofício com seus pais, que também eram mestres de obra. “Eu aprendi e até hoje trabalho. Por sinal, já vou entrar em outro projeto. Começo a trabalhar na próxima semana em Extremoz”, revelou, com orgulho.
Mesmo aposentado, ele segue trabalhando — em parte por prazer, mas também por necessidade financeira. “Eu trabalho hoje porque eu gosto de jogar na função e para melhorar a minha aposentadoria, porque é pouca, né? Enquanto eu tiver com saúde eu vou batalhar”, disse.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento






