Saúde

RN ocupa 3º lugar em vacinação contra gripe no Nordeste, mas meta ainda preocupa

25/06/2025


 

O Rio Grande do Norte alcançou cobertura vacinal de 43,61% do público-alvo contra a influenza em 2025. Em números absolutos, das 798,7 mil pessoas que compõem a população prioritária, 348,3 mil já receberam a dose do imunizante. O percentual coloca o estado com a terceira maior cobertura do Nordeste e a oitava do Brasil.

Os dados são do Ministério da Saúde, com base nas informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) atualizadas até a última terça-feira (24). Na região, apenas Piauí (51,45%) e Ceará (44%) apresentam índices superiores ao do RN.

Apesar do desempenho relativo positivo, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) reforça que o número ainda está abaixo da meta e exige uma mobilização ativa por parte dos municípios para ampliar a cobertura. O público-alvo da campanha inclui gestantes, idosos e crianças entre 6 meses e 6 anos.

Segundo a Sesap, as doenças respiratórias são atualmente a terceira principal causa de internações em leitos do SUS no estado, e a primeira entre pacientes pediátricos. Até o momento, foram registrados nove óbitos por gripe em 2025 no RN.

“A Sesap reforça a importância dos municípios, que operam a vacinação na ponta, realizarem o trabalho de sensibilização da população quanto à importância da proteção pela vacina, em especial quanto aos grupos mais suscetíveis às complicações, internações e mortalidade ocasionadas pela gripe”, destaca a pasta.

 

Vacinação aberta à população geral

 

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no Rio Grande do Norte em 7 de abril, com o “Dia D” de mobilização realizado em 10 de maio. Até o momento, o estado aplicou 678.382 doses do imunizante.

Além da população prioritária, a vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus influenza, e possui alta capacidade de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo o tipo A associado às grandes pandemias.

 

Entre os sintomas mais comuns da doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

 

Cobertura vacinal no Nordeste 

 

Bahia – 34,02% 

 

Maranhão – 37,30% 

 

Alagoas – 42,14% 

 

Ceará – 44% 

 

Paraíba – 41,91% 

 

Pernambuco – 35,48% 

 

Piauí – 51,45% 

 

RN – 43,61% 

 

Sergipe – 39,74% 

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ