Cultura

Cultura

Casamento entre Júlio César e Susana Werner chega ao fim após 21 anos

21/05/2023


 

Susana Werner usou as redes sociais, na manhã deste domingo (21/5), para anunciar o fim do seu casamento com o ex-goleiro Julio Cesar. Os dois estavam juntos há 21 anos e são pais de Giulia, de 17 anos, e de Cauet Werner, de 20, que atualmente joga no Rayo Vallecano, de Madrid, na Espanha.

“Bom dia, é com muita tristeza que anunciamos nossa separação, após 21 anos de casados. Esperamos que todos compreendam este momento difícil de decisões que estamos vivendo”, escreveu ela ao publicar uma foto da família no Instagram.

Na sequência, ela disse que a decisão foi em comum entre o, agora, ex-casal. “Em comum acordo decidimos que estaremos seguindo nossos sonhos, nossos caminhos da melhor forma possível, preservando o carinho que temos pela nossa família”, encerrou.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Cultura

Dono de emissora e patrimônio exorbitante: veja a fortuna de Ratinho que o faz ser tão rico como Silvio Santos

21/05/2023


Tido como um dos maiores apresentadores do país, Ratinho é dono de um patrimônio quase que incalculável. Estimam que ele possui muito dinheiro, mas que prefere seguir sua vida como funcionário do SBT. A prova da fortuna veio à tona recentemente.

Acontece que ele comprou estação de Rádio Massa FM pelo valor de R$ 50 milhões. Ele ainda possui outras emissoras, fazendas e muito mais. Se por um lado um faturamento de Ratinho vai de vento em popa, no SBT a situação dele é mais delicada.

O apresentador, que antes conseguia ser vice-líder isolado, tem visto a audiência de seu programa no SBT despencar. Ele chegou a ser ameaçado por Faustão na Band, que também ficou de segunda à sexta.

Mas, isso não interfere na fortuna de milhões que ele tem. Além da Rede Massa, Ratinho ainda é dono de algumas fazendas e faz negócio na agropecuária. Segundo o Jornal do Bolsão, o apresentador tem uma fortuna avaliada em R$ 100 milhões.

 

QUEM VAI SUBSTITUIR ELE NO SBT?

Recentemente, o apresentador Luís Ricardo revelou que sugeriu, para a direção do SBT, que algumas atrações voltassem para o canal com ele no comando. Um dos programas era o Gol Show, que foi dado para Ratinho.

Com isso, uma lâmpada se acendeu na cabeça de muitos: Luís Ricardo seria o substituto perfeito de Ratinho no SBT.

Caso Ratinho deixasse o SBT, Luís Ricardo seria o nome perfeito para entrar no lugar dele. Uma prova disso é o Gol Show, programa sugerido para retornar no comando do apresentador, mas que passou para Carlos Massa. Isso reforça os perfis “parecidos” dos dois jornalistas.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cultura

Representante de Natal é eleita Miss Universo Rio Grande do Norte 2023

18/05/2023


 

A nutricionista e modelo Giovanna Maria foi eleita a Miss Universo Rio Grande do Norte 2023 no concurso realizado nessa quarta-feira (17), no Teatro Riachuelo, em Natal. A candidata que representou a capital Potiguar, se prepara para a etapa nacional que acontecerá em São Paulo no mês de julho.

Giovanna Maria, recebeu a coroa da Miss Universo Rio Grande do Norte 2022, Madu Morais.

Ao todo, 19 candidatas, de diversos municípios do RN participaram do concurso. Além da cidade de Natal, estavam na disputa representantes das cidades de Mossoró, Parnamirim, Tibau, Areia Branca, Ceará Mirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Japi, Santa Cruz, Nísia Floresta, Extremoz, Rio do Fogo, Pau dos Ferros, João Câmara, São Miguel e São Gonçalo do Amarante.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Zezé di Camargo desafinando viraliza e fãs lamentam: “Luto”

18/05/2023


 

Zezé Di Camargo, da dupla com Luciano, sempre foi referência no quesito da voz. Ele, que tem um tom inconfundível, se tornou um dos principais nomes do sertanejo nacional.

E também não é para menos. Ao longo da carreira com o irmão, o artista vendeu milhões de discos e coleciona sucessos que perduraram pelos últimos anos nas rádios de todo o Brasil.

Porém, um vídeo que está circulando nas redes sociais vem preocupando os fãs do cantor. Nele, Zezé Di Camargo aparece cantando uma de suas músicas, mas totalmente desafinado.

Nos comentários de uma das publicações, aqueles que acompanham a carreira do sertanejo se mostraram chocados. “Luto por uma das vozes mais incríveis do Brasil”, disse uma internauta.

“E foi com Deus a voz dele”, lamentou outra. “O dinheiro não vai trazer sua voz de volta não, cara. Está na hora de parar”, apontou uma terceira seguidora, usando um tom de crítica

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Cultura

Morre Chico Lopes, compositor de “Fã de Eliane”; cantora presta homenagem

12/05/2023


 

Conhecido pelo hit “Fã de Eliane”, o compositor Chico Lopes morreu nesta quinta-feira (11), aos 85 anos. O “Astro de Mossoró”, como era chamado pelos fãs, ganhou notoriedade por uma música em homenagem ao trabalho da forrozeira cearense Eliane, considera na década de 1990 como Rainha do Forró.

Na canção “Fã de Eliane”, o compositor dizia: “Alô, Eliane, ô me atenda pelo telefone. Quem tá falando é Chico Lopes, o novo astro lá de Mossoró. Sou louco pra te conhecer, sou apaixonado pela sua voz”.

A cantora Eliane, a Rainha do Forró, postou um vídeo cantando ao lado de Chico Lopes e um texto em sua homenagem.

“Grande Chico… querido Chico… vim prestar essa singela homenagem como imensa gratidão pelo carinho e por ter declarado para todo o Brasil a admiração para comigo numa canção. Por esse motivo que eu faço questão de cantar sua música nos meus shows como gratidão. Você foi o meu fã número 1 e sempre será! Espero que encontre um LP de Eliane aonde estiver… descanse em paz!!“, escreveu a cantora nas redes sociais.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Cultura

Morre Rita Lee aos 75 anos, considerada rainha do rock brasileiro

09/05/2023


 

Morreu nesta segunda-feira, dia 8, a cantora Rita Lee, rainha do rock brasileiro e nome que despontou durante o tropicalismo com a banda Os Mutantes, na década de 1960. Ela estava em sua casa, na capital paulista, com a família.

Reclusa nos últimos anos, a cantora recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão em 2021. Após tratamentos, em abril de 2022, a doença teria entrado em remissão.

Rita Lee escreveu sobre sua morte bem ao seu estilo: “Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. Algumas rádios tocarão minhas músicas sem cobrar jabá. Fãs, esses sinceros, empunharão meus discos e entoarão Ovelha Negra, as TVs já devem ter na manga um resumo da minha trajetória. Nas redes virtuais, alguns dirão: Ué, pensei que a véia já tivesse morrido, kkk.”

O trecho está em sua autobiografia, na qual relata no mesmo tom, sempre direto e reto, tanto passagens divertidas, a exemplo das travessuras na infância e na adolescência, quanto trágicas, como o abuso de álcool e drogas e o estupro que sofreu aos seis anos, por um técnico que foi a sua casa consertar uma máquina.

Sem autopiedade, se refere a si própria com bom humor e sarcasmo, assim como aos outros um forte traço da construção de sua imagem como a maior roqueira do Brasil.

 

Carreira artística de Rita Lee

A experiência artística não começou muito bem. Quando Rita tinha entre seis e sete anos, a conceituada pianista Magdalena Tagliaferro lhe deu aulas de piano em troca de um tratamento que fez com seu pai, Charles, dentista de origem americana.

Em uma audição, a menina ficou tão nervosa que fez xixi no banquinho do piano. A professora a aconselhou a não seguir adiante na música porque ela tinha medo de palco.

Acontece que Rita, nascida em São Paulo em 31 de dezembro de 1947, morava na Vila Mariana, e o pacato bairro da zona sul, entre os anos 1950 e 1960, era terapia contra essa fobia. Na região, colégios tradicionais como o Marista Arquidiocesano, Cristo Rei, Bandeirantes e o Liceu Pasteur, onde Rita estudou, realizavam festas juninas, da primavera, pró-formaturas e outras, com palcos para apresentações em que os alunos experimentavam uma liberdade que contrastava com o autoritarismo da época.

Rita não seguiu o conselho da professora de piano e, na adolescência, participou de diferentes conjuntos, cantando e tentando tocar instrumentos, até chegar ao quarteto de meninas Teenage Singers.

A brincadeira ficou mais séria quando elas conheceram, em um festival no teatro João Caetano, em 1964, os meninos do Wooden Faces, do qual fazia parte Arnaldo Batista, que já se destacava no baixo. Aproximaram-se, Rita e Arnaldo, com 16 anos, iniciaram um namoro e, com o tempo, as bandas se uniram.

Do entra e sai de integrantes, ficaram seis, entre eles os namorados e Sérgio, irmão caçula de Arnaldo, guitarrista, que aos 13 anos largou a escola para se dedicar à música. Tornaram-se o Six Sided Rockers, que, além dos shows escolares, tocaram em programas da TV Record.

Em 1966, gravaram um compacto, com novo nome, O Seis. Brigas e rearranjos depois, viraram três, com Rita Lee (principal vocalista e percussão) e os irmãos Arnaldo Batista (vocal, teclado e baixo) e Sérgio Dias (vocal e guitarra).

Passaram a ser Os Bruxos e foram convidados a se tornar banda fixa no programa “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, da Record. O apresentador, fã do livro “O Império dos Mutantes”, sugeriu que se tornassem Os Mutantes. Em 15 de outubro de 1966, estrearam no programa, com ousadia e originalidade, tocando, com guitarras, a Marcha Turca, de Mozart.

Deram a primeira entrevista, à Folha, e a cantora assim definiu o grupo: “Ele vem de outro planeta para tomar conta do mundo. É moço, inteligente e vai longe, porque encontrou o mundo cheio de mediocridade”. Esse moço adorava guitarra, o que não era visto com bons olhos por gente influente da MPB.

Em julho de 1967, Elis Regina organizou a Marcha Contra a Guitarra Elétrica, passeata com artistas contra a “americanização” da música brasileira. Entre os presentes estava Gilberto Gil, que, curiosamente, três meses depois protagonizaria o que ficou conhecido como resposta àquela manifestação.

Ele convidou Os Mutantes para acompanhá-lo na música “Domingo no Parque”, no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record. Com arranjos do maestro Rogério Duprat, a apresentação marcou a introdução da guitarra na MPB. As vaias efusivas e a conquista do segundo lugar no festival atestaram que aquilo vinha mesmo de outro planeta e que ainda ia longe.

Além de um rock sem a ingenuidade do iê-iê-iê da Jovem Guarda, o grupo chamou a atenção pelos figurinos e pela performance no palco, e nisso a liderança era de Rita. Depois de um vestido curto e de um coração vermelho desenhado com batom na bochecha, no festival de 1967, ela subiu o tom em 1968.

No 3º Festival Internacional da Canção, o FIC, em que Os Mutantes acompanharam Caetano Veloso em “É Proibido Proibir”, Rita se apresentou com um vestido de noiva emprestado da atriz Leila Diniz, que havia usado o figurino em uma novela.

O evento ficou marcado pelo discurso de Caetano contra a reação da plateia, que vaiava e arremessava ovos, tomates, latas e garrafas nos artistas. “Vocês não estão entendendo nada. Se vocês forem em política forem como são em estética, estamos feitos”, esbravejou.

Rita adorou, não tinha paciência com jovens de esquerda que só aplaudiam músicas de protesto, com letras e arranjos mais óbvios, e não entendiam quão transgressor podia ser a mistura da canção popular brasileira com o pop internacional em meio a experimentações sonoras.

Essa foi a base da tropicália, movimento artístico liderado por Gil e Caetano, do qual Os Mutantes fizeram parte. No LP “Tropicália”, de 1968, a banda participou de três faixas, entre elas “Panis Et Circensis”, com o provocativo refrão “Essas pessoas na sala de jantar/ Estão ocupadas em nascer e morrer”.

Rita e os irmãos Batista investiram em composições próprias e lançaram em 1968 o primeiro LP. Até 1972, quando Rita sairia do grupo, seriam mais quatro, um por ano, emplacando hits como “Top Top”, “Balado do Louco”, “Vida de Cachorro” e “Ando Meio Desligado”.

Fizeram de tudo nesse tempo, programas de TV, shows, entrevistas, musical no teatro, campanhas publicitárias e até participação em longa-metragem “As Amorosas”, de Walter Hugo Khouri. Além de um som de vanguarda e de qualidade, os três encantavam com a mistura de carinha angelical a atitudes endiabradas.

Em tempos extremamente machistas, causava ainda mais impacto a irreverência de Rita, que só crescia. Em 1969, ela voltou a usar, no 4º FIC, o vestido de noiva, mas com um novidade ?colocou um enchimento na barriga para se fazer de grávida.

A performance se deu na apresentação de “Ando Meio Desligado”, na qual os Mutantes partem do efeito da maconha para algo romântico (“Ando meio desligado/ Eu nem sinto meus pés no chão/ Olho e não vejo nada/ Eu só penso se você me quer”). Na foto da contracapa do LP, Rita está na cama com os irmãos Batista, todos nus.

Foi demais para o conservador Flávio Cavalcanti, um dos mais populares apresentadores de TV do país, que quebrou o disco no ar. Mais sinal de sucesso, impossível. Do Brasil, a repercussão passou a ser internacional, com a presença nos palcos do Midem, tradicional evento do mercado fonográfico em Cannes, em 1969, e do Olympia, em Paris, em 1970. Na turnê francesa, o LSD se tornaria parte da banda.

Substâncias alucinógenas passaram a fazer parte do café da manhã, almoço e jantar de uma espécie de comunidade hippie que os Mutantes formaram na Serra da Cantareira, a Mutantolândia.

Mais do que farra, para o trio, assim como para muitos músicos naquela época, as drogas eram um caminho artístico, de expansão mental. O descontrole, contudo, logo apresentaria a conta para os jovens. Ao longo da vida, a cantora iria enfrentar um entra e sai de internações por abuso de álcool e drogas.

Casamento e banda viveram idas e vindas, até que ambos acabaram para Rita quando ela foi expulsa dos Mutantes em 1972, episódio do qual guardou muita mágoa. Da raiva e da depressão, emergiu a ânsia de provar que, apesar de “o clube do Bolinha dizer que, para fazer rock, era preciso ter colhão, também dava para fazer com útero, ovários e sem sotaque feminista clichê”.

Compôs “Mamãe Natureza”, que falava das incertezas pós-Mutantes: “Não sei se eu estou pirando/ Ou se as coisas estão melhorando/ Não sei se vou ter algum dinheiro/ Ou se eu só vou cantar no chuveiro”. A música lhe deu a certeza de que conseguia compor, fazer arranjos, cantar e tocar sozinha. Ela não estava pirando em seguir carreira solo e logo ia ter “algum dinheiro”.

Quem acreditou na força de Rita sem os Mutantes foi André Midani, presidente da gravadora Philips, poderoso do mercado fonográfico. Mesmo antes da expulsão, por insistência dele, a cantora havia feito dois discos solo.

Rita formou, pós-Mutantes, a banda Tutti Frutti e alugou uma casa na represa Guarapiranga para a sua comunidade sexo, drogas e rock ‘n’ roll. Em 1975, o disco “Fruto Proibido” marcou a nova fase da cantora e uma ruptura na música brasileira. Com capa cor-de-rosa e canções com temática feminina, como “Luz Del Fuego”, “Ovelha Negra” e “Agora Só Falta Você”, mostrou que era, sim, coisa de mulher “Esse Tal de Roquenrou”, outro sucesso do LP.

Em 1976, ela foi presa por porte de drogas, em um raro momento que estava limpa. “Se tivessem vindo uns dois meses atrás, iam achar muita coisa, mas agora estou grávida e não tem nem bituca aqui”, disse aos policiais que entraram no seu apartamento. Rita estava no terceiro mês de gravidez de um namorado recente, Roberto de Carvalho, baterista da banda de Ney Matogrosso.

Apesar de não se envolver diretamente com política, a cantora não era flor que se cheirasse para a ditadura. Inimiga da “moral e dos bons costumes”, amiga de Gil e Caetano, havia testemunhado contra um policial acusado de matar um rapaz em um de seus shows.

Solo fértil para a polícia “plantar” maconha. Foi grande a repercussão da prisão. Quando ela teve um sangramento, Elis Regina foi à delegacia e não saiu de lá até que um médico fosse chamado, em um episódio que deu início a uma forte amizade entre as duas e selou definitivamente a paz entre a MPB e a guitarra elétrica.

A quebra de fronteiras entre ritmos e influências, com a qual Rita já flertava antes mesmo da tropicália, tornou-se central na consolidação de sua carreira a partir do encontro com Roberto de Carvalho.

Com ele, como escreveu na autobiografia, seu “rockinho radical virou rockarnaval, tango, bossa, pop, bolero e tal”. Roberto foi morar com Rita, e vivenciaria ao seu lado a gravidez e o nascimento do primeiro filho sob prisão domiciliar. Era só a primeira barra de muitas que enfrentaria ao lado da cantora.

Após o nascimento do primeiro dos três filhos do casal, Rita deixou os Tutti Frutti e iniciou com o marido a terceira fase de sua carreira, que seria a definitiva e a mais bem-sucedida. Entre o final dos anos 1970 e início dos 1980, explodiu com uma trilha sonora autobiográfica do casal apaixonado, em que uma mulher pela primeira vez cantava sem pudor sobre desejos sexuais.

Em uma sequência de hits que fariam dela um fenômeno do mercado fonográfico, convidava o parceiro para relaxar na banheira, sem culpa nenhuma, em plena vagabundagem, em “Banho de Espuma”, vestir fantasias e tirar a roupa, molhada de suor de tanto se beijar, em “Mania de Você”, ficar de quatro no ato e exigir “Vê se me dá o prazer te ter prazer contigo”, em “Lança Perfume” ?esse sucesso, aliás, ganhou versões em várias línguas, hebraico inclusive.

A cantora se tornou a cara de um feminismo menos sisudo. Foi convidada pela Globo para o especial “Mulher 80” e para criar a música de abertura do TV Mulher, que virou hino feminista, com versos assim: “Sexo frágil/ Não foge à luta/ E nem só de cama/ Vive a Mulher/ Por isso não provoque/ É cor-de-rosa choque”.

Ela só não fazia sucesso com censores. Em 1981, por exemplo, das 30 músicas que submeteu à Censura, só nove foram liberadas para a gravação do LP “Saúde”. Quase todas explodiram nas rádios. No ano seguinte, o LP “Flagra” vendeu dois milhões de cópias.

Multi-instrumentista, era versátil não só no palco. A personalidade transparente, o ar despudorado e o raciocínio rápido tornaram-na figura constante na mídia. Comandou o “Radioamador”, na 89 FM, o “TVLeezão”, na MTV, o “Madame Lee”, no GNT, e integrou, no mesmo canal, o primeiro time de apresentadoras do “Saia Justa”.

Em 1991, lançou o LP “Bossa ‘n’ roll”, seu projeto financeiramente mais bem-sucedido. Mas chegou ao fundo do poço. Diante do ultimado de Roberto em relação a álcool e drogas, foi morar sozinha. Em seu sítio, trocava legumes por receitas de tarja preta.

Certo dia, de tão chapada, despencou da varanda, teve o maxilar esfacelado e perdeu 40% da audição do ouvido direito. Roberto cuidou de sua recuperação, e quando ela tirou os pontos e conseguiu cantar “Mania de Você”, a pediu em casamento. Na saúde e na doença, ainda enfrentariam muitas recaídas de Rita, até que ela tomasse uma decisão mais firme de ficar “careta” a partir do nascimento da primeira neta, em 2005.

Foi o que deu tranquilidade à “vovó do rock” nos últimos anos. Após a aposentadoria dos palcos, em 2013, viveu com Roberto em uma casa de campo onde pintava, cozinhava, escrevia e cuidava dos bichos de estimação, esses, aliás, companhias da vida toda. Ativista da causa animal, teve de tudo, de cães e gatos a jiboia e jaguatirica.

A ideia de se aposentar veio na turnê dos 45 anos de carreira, em 2012, que se encerraria em Aracaju. A despedida foi a sua cara. Ao ver policiais abordando pessoas da plateia que fumavam maconha, interrompeu o show: “Me dá esse baseadinho que eu vou fumar aqui e agora. Seus cafajestes, filhos da puta”. Foi detida.

Com o incidente, uma nova despedida foi marcada para 2013, no Anhangabaú, em 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. Nada mais justo que tenha sido na cidade que nasceu e da qual, como cantou Caetano, Rita foi a mais completa tradução.

Na autobiografia, escreveu que seu maior gol foi ter feito um monte de gente feliz e que, quando morresse, cantaria para Deus: “Obrigada, finalmente sedada”. E, seu epitáfio, definiu, deve ser o seguinte: “Ela não foi um bom exemplo, mas era gente boa”.

 

LAURA MATTOS – FOLHAPRESS

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Humorista que fez quadros na Globo e SBT morre aos 41 anos

07/05/2023


 

Morreu hoje, aos 41 anos, o humorista Eraldo Fontiny. A informação foi confirmada pela Rede 98, na qual ele trabalhava atualmente. De acordo com a emissora, a causa da morte foi um mal súbito.

Nascido em Belo Horizonte, Eraldo era conhecido por personagens famosos como Lili (o principal da carreira), Marcos Paulo, Rubão e Seu Mane, participando de quadros de emissoras como Grupo Globo, RedeTV e SBT.

O humorista fez parte de quadros de programas famosos, como o “Pânico na Band”, e foi convidado do “A Praça é Nossa”.

Atualmente, ele integrava o elenco do Programa Graffite, na Rede 98.

“Eraldo foi um artista raro, precioso e único, que tocou profundamente a vida de sua audiência e deixou um legado inestimável para a cultura do nosso país. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em toda a comunidade artística”, escreveu a Rede 98.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Sargento artista da PMRN tem música gravada por Bruno e Marrone e Leonardo no seu DVD

29/04/2023


 

Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, nas suas horas de folga, além de pai de família, acumula funções artísticas onde produz poemas e poesias, um deles que popularizou na instituição e fora dela foi CHUVA DE BASTÃO, no qual ele brinca com a árdua missão de cumprir a missão.

Também realiza, junto com três parceiros, o programa TV MANIVELA toda Terça-feira pelo YouTube, atuando como Mané Ruela, seu personagem humorístico que já tem mais de 150 mil seguidores no tik tok é Instagram.

Ainda no ano passado, o Sargento Cunha, como é conhecido na PMRN, despretensiosamente, fez uma música, em parceria com seus três amigos (Du Sette, Rauzzitto e Chico Sette, num momento de descontração e jogou nas mídias digitais.

Para sua surpresa, ainda em 2022, a música rodou o Brasil sendo gravada por vários cantores e ritmos, entre eles (Zé Safoneiro e Zé filho, Forró Sacode).

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cultura

Ex-narrador ataca Globo: ‘Só contrata preto, mulher e homossexual’

29/04/2023


 

Ex-narrador do SporTV, Jorge Vinícius fez fortes críticas ao Grupo Globo. Em entrevista ao podcast Parlando de Palmeiras, o jornalista detonou a política de diversidade implementada pela emissora, e chegou a dizer que, atualmente, só são contratados “pretos, mulheres e homossexuais”.

O narrador ainda acusou a empresa de etarismo (conjunto de estereótipos, preconceitos e discriminações direcionados a pessoas com base na idade).

“Hoje a Globo contrata preto, mulher e homossexual. O talento é o quarto plano hoje da Globo. Perderam a mão. Sou favorável à inclusão. Não sou preconceituoso. Ao contrário! Tenho amigo gay, amigas mulheres. A Globo perdeu a mão completamente”, afirmou.

“A Globo perdeu tanto a mão nesse aspecto de inclusão que agora existe o etarismo. Será que eles não estão enxergando ou não estão preocupados? Cortaram altos salários, que é questão de administração, mas uma coisa que não é legal é mandar embora pessoas que completam 50 anos, 55 anos, 60 anos… A Globo tá mandando embora gente de qualidade ainda que tem muito para dar”, completou.

 

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cultura

Globo encurta salário de atores e terá pequena elite ganhando mais de R$ 1 milhão

24/04/2023


 

A dramática reestruturação financeira do Grupo Globo, com a demissão de centenas de profissionais, achatou os valores de salários nas emissoras da companhia.

No caso dos atores, os novos contratos – a maioria de curto prazo, com menos de 1 ano de duração – estão abaixo dos R$ 100 mil. Antes, era comum contratados ganharem entre R$ 150 mil e R$ 300 mil.

A saída de estrelas construídas na Globo, como Juliana Paes e Giovanna Antonelli, confirma a nova política de não manter artistas recebendo salário sem trabalho agendado.

Acabou o privilégio de ficar meses ou até anos em casa, à espera de novo papel, com rendimento garantido. Quem saiu voltará somente com datas certas de início e fim do vínculo com o canal.

Os poucos com contrato renovado – sem reajuste ou com redução de valor – deverão apresentar maior produtividade. Será comum estabelecer férias curtas entre uma novela e outra. Assim, o canal não precisará fazer muitas contratações novas.

Haverá uma pequena elite ganhando acima de R$ 1 milhão. Entre eles, os apresentadores mais antigos que atraem grandes anunciantes e numerosas ações de merchandising, como Ana Maria Braga do ‘Mais Você’ e Luciano Huck do ‘Domingão’.

No jornalismo, William Bonner é o único desta casta. Enquanto isso, nas redações, os repórteres jovens recém-contratados chegam com salário algumas vezes menor do que o dos veteranos demitidos.

No início de abril, em conversa com o Sindicato dos Jornalistas do Rio, um representante da Globo alegou que os ganhos mais altos estavam “incompatíveis com o mercado”.

As demissões e reduções salariais na maior emissora do País já influenciam outras TVs. A ordem geral é diminuir os custos da folha de pagamento e ‘desinflar’ as faixas de rendimentos mais altos.

 

Por Terra.

 

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Sikêra Jr bota a RedeTV no “pau” e pede valor milionário

18/04/2023


 

Documento que firma vínculo empregatício do apresentador com emissora prevê multa, em caso de rescisão contratual.

Após ter sido dispensado pela RedeTV!, o apresentador Sikêra Jr moveu uma ação contra a emissora, na última sexta-feira (14). No processo, ele pede uma indenização de R$ 17 milhões alegando quebra de contrato. As informações são da coluna Leo Dias, do site Metrópoles.

De acordo com informações do jornalista Hialley Gouveia, do site Bastidores da TV, o documento, que firma o vínculo empregatício do apresentador, prevê multa no valor de R$ 17 milhões em caso de rescisão contratual.

Em 6 de abril, o advogado de Sikêra, Rannieri Lopes, alertou aos donos da RedeTV!, Amílcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho, que, caso o apresentador saísse do ar, antes do previsto, eles teriam de arcar com o valor anexado no documento.

Com o objetivo de se livrar da multa, a Rede TV! culpa Sikêra por prejudicar a imagem da emissora, durante a exibição do Alerta Nacional, com narrações que o canal considerou ser preconceituosas e homofóbicas ao longo dos três últimos anos. A empresa alega ainda que o apresentador trouxe problemas com a Justiça e com o Ministério Público.

Nesta terça (18), o apresentador retorna às telas para comandar o programa Alerta da TV A Crítica de Manaus (AM). Já o programa Alerta Nacional será transmitido na RedeTV! pela última vez no dia 28 de abril.

 

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cultura

Atriz potiguar é confirmada no elenco principal de super série da Globo

13/04/2023


 

A atriz potiguar Alice Carvalho está na nova Super Série da Rede Globo “Guerreiros do Sol”, cujo elenco principal foi divulgado ontem no evento Rio2C.

Escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, a produção será uma releitura da clássica história de Lampião e Maria Bonita. A ambientação será no Nordeste, entre os anos 1920 e 1930. A direção artística é de Rogério Gomes (Império, Além do Tempo e A Força do Querer). A trama terá 45 capítulos.

Durante o evento Rio2C, parte do elenco foi confirmado. A Globo confirmou que a história terá os atores Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alline Moraes como a feminista Jânia,  Irandhir Santos, José de Abreu, Osmar Prado, Alexandre Nero, Nathalia Dill, Daniel de Oliveira e Alice Carvalho.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Cultura

RedeTV! confirma o rompimento do contrato com o apresentador Sikêra Jr.

08/04/2023


A RedeTV decidiu encerrar o contrato com o apresentador Sikera Júnior, de 56 anos, que comandava o programa Alerta Nacional. A emissora confirmou ter cortado o vínculo também com a produtora TV A Crítica, que criou o programa.

“A RedeTV! confirma o término do contrato com Sikêra Jr e com a TV A Crítica, geradora do Alerta Nacional, para a transmissão do formato em rede nacional”, informou o comunicado.

O Alerta Nacional deve continuar no ar até o dia 28 deste mês, uma sexta-feira. Até o momento, Sikera Júnior não se pronunciou sobre o desligamento. Mas, em seu perfil em uma rede social, compartilhou um banner do programa escrito: “O melhor elenco do Brasil está aqui no Alerta Nacional”.

Sikêra foi contratado pela RedeTV em dezembro de 2019 e a validade original do acordo terminou em 16 de dezembro.

RedeTV! negociou um novo contrato, mas desistiu. A emissora havia acertado com Sikêra e a TV A Crítica (dona do passe dele) um aditivo esticando o acordo das partes até dezembro de 2027. A direção da TV de Manaus assinou e mandou para São Paulo, mas a RedeTV! não assinou.

 

Afetou a “reputação”

 

A emissora de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho alega que Sikêra atingiu a reputação da casa com seus discursos homofóbicos e extremistas, e que até “os anunciantes” pediram sua saída.

Também acusou o apresentador de trazer problemas judiciais para a empresa, como investigações do Ministério Público causadas por seus discursos.

Só que os representantes do apresentador têm outra interpretação.

Guerra no tribunal

 

Rannieri Lopes, advogado de Sikêra, notificou extrajudicialmente os donos da RedeTV na quinta-feira (06), informando que, com ou sem assinatura, há provas da negociação entre as partes para o prolongamento do contrato.

De forma que, caso queiram mesmo demitir seu cliente, terão de pagar a multa na íntegra: R$ 17 milhões.

Já a RedeTV considera que não precisará pagar a multa. Enfim, o caso certamente vai parar nos tribunais.

Com informações de Metrópoles e Ricardo Feltrin-UOL

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cultura

Um ano após caso de mendigo, mulher volta para personal e vende paçoca nas ruas de Brasília para sobreviver

08/04/2023


 

Um ano após viralizar nas redes sociais devido ao polêmico caso com o morador de rua de Brasília Givaldo Alves, Sandra Mara Fernandes vende paçoca pelas ruas da capital do país para garantir o próprio sustento. A mulher compartilha a rotina por meio de suas redes sociais e intriga os seus seguidores.

Sandra Mara tem compartilhado sua rotina, que consiste em acordar cedo, ir à rodoviária e vender os doces em pontos mais frequentados de Brasília. A mulher segue casada com o personal trainer Eduardo Alves, que agrediu o homem em situação de rua após flagrar a cena no ano passado.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Cultura

Dorgival Dantas constrói a Cidade do Forró em Olho D’Água do Borges

07/04/2023


 

Um local construído para valorizar a cultura nordestina além de ter importância para a economia e o turismo. Com essa proposta, o cantor Dorgival Dantas tirou uma ideia da cabeça e está praticamente concluindo a construção da Cidade do Forró, em Olho D’Água do Borges.

A escolha por Olho D’Água, que fica na região Oeste do Rio Grande do Norte, não foi à toa: Dorgival nasceu, se criou e atualmente reside lá com sua família. Agora, a ideia dele é ter um espaço para valorizar o forró e a cultura que existe no interior do estado.

Com uma cenografia que relembra os municípios do interior na década de 1940, a Cidade do Forró nasce como um espaço não só para shows como também para outros eventos. O andamento das obras está bem adiantado e a expectativa é que o local seja inaugurado no dia 27 de maio.

E o pensamento de Dorgival com isso é não só valorizar sua cidade, mas incrementar setores importantes na cadeia econômica como o turismo e entretenimento mexendo com a economia de muitas cidades da região.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Mesmo com cortes, custos aumentam R$ 660 milhões e Globo tem prejuízo

06/04/2023


A Globo divulgou internamente seus resultados de 2022. Novamente, a empresa fechou o ano com prejuízo. O valor foi de R$ 41 milhões negativos no ano passado. Em 2021, o prejuízo havia sido de R$ 121 milhões.

Fechar o ano no vermelho nunca é bom, mas diante do cenário econômico difícil, uma eleição presidencial altamente polarizada e tendo de pagar o prejuízo da Copa do Mundo, a sensação é de que poderia ter sido bem pior.

“Os custos de amortização dos direitos da Copa do Mundo acabaram por consumir os resultados acumulados dos três trimestres anteriores”, disse Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, no comunicado interno enviado para os funcionários com os números ao qual esta coluna de Splash teve acesso.

Marinho destacou ainda os resultados positivos do digital. “O crescimento do Globoplay e do Globoplay+Canais, mesmo num cenário em que o mercado de streaming experimentou dificuldades no Brasil e no mundo, foi importante para mitigar a curva declinante de assinantes da TV paga”.

A publicidade digital da Globo teria crescido mais de 30% em 2022 e o Globoplay mais de 20%, apurou a coluna.

 

Recorde de publicidade

 

O prejuízo com a Copa do Mundo pesou no resultado, mas também ajudou a publicidade a bater recorde como um todo.

Houve um aumento de R$ 684 milhões na receita de publicidade, chegando a 9,107 bilhões, ou 60% da receita do grupo. Anúncios em programas e eventos como Copa do Mundo, BBB 22, Rock in Rio e a novela “Pantanal”, além da publicidade digital e merchandising no BBB 22, foram os principais contribuintes. O crescimento da publicidade foi de 8% em relação ao ano anterior.

No acumulado de 2022, a receita líquida da Globo aumentou 5% (R$ 739 milhões) em relação a 2021, totalizando R$ 15,168 bilhões. Em 2021, o faturamento havia sido de 14,429 bilhões.

Acordos com outras empresas, inclusive concorrentes, como o realizado para a transmissão dos jogos da Copa do Brasil com a Amazon, trouxeram um crescimento de R$ 96 milhões em outras receitas, chegando a R$ 625 milhões. O segmento de outras receitas cresceu 18%, chegando a 4% do faturamento total.

A receita de conteúdo teve uma redução de R$ 41 milhões por conta da queda em assinaturas de TV a cabo e da venda da Som Livre, cuja receita contribuiu por apenas três meses em 2022. “Os bons números do Globoplay, com crescimento do número de assinantes, ajudaram a compensar a queda”, afirmou Marinho. O faturamento com conteúdo encolheu 1%, ficando em 5,437 bilhões.

Vale lembrar que a SomLivre foi vendida por R$ 1,4 bilhão para a Sony em 2022, o que também contribuiu para o resultado da empresa.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cultura

Semana Santa: bancos não abrem na Sexta-feira da Paixão

06/04/2023


 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Sexta-feira da Paixão, no dia 7 de abril. Nesta quinta-feira (6), os bancos funcionam normalmente.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto nos fins de semana.

“Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (cerca de R$ 30 bilhões anualmente), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento nos dias 7 e 21 de abril (Dia de Tiradentes) poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, nos dias 10 e 24 de abril, segunda-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

 

BLOG JAIR SAMPAIO

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Globo faz cortes no Jornalismo e demite repórteres veteranos

05/04/2023


 

Os repórteres Eduardo Tchao, Mônica Sanches e Marcelo Canellas foram demitidos hoje da TV Globo em um corte no jornalismo da emissora. Canellas, que era repórter especial do Fantástico, já estava sabendo da possibilidade de desligamento e, diferente de outros nomes, vinha negociando a saída com a Globo há alguns meses. O diretor artístico do Fantástico Jorge Espírito Santo, o Jorjão, também foi demitido.

O UOL apurou que o repórter investigativo Arthur Guimarães também foi demitido. Recentemente, Guimarães cobriu os atentados em Brasília e foi responsável, ao lado de Andrea Sadi, pela apuração do escândalo das joias trazidas da Arábia Saudita por Jair Bolsonaro ao país.

Marcos Serra Lima, Alba Valéria Mendonça e Rodrigo Melo, profissionais que trabalhavam no portal G1, também foram demitidos hoje.

A reportagem apurou que o clima na editoria do Rio de Janeiro é de tensão. Profissionais da emissora estão preocupados e temendo a divulgação de novos nomes.

 

O que diz a Globo?

 

A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.

 

Globo “quer economizar”, diz Eduardo Tchao

 

O repórter Eduardo Tchao se despediu da Globo em uma publicação nas redes sociais.

“Na conversa de hoje que tive com o diretor de jornalismo Ali Kamel, fiz questão de dizer que saio sem mágoas. Entendo a mudança de estratégia da emissora. Quer economizar. O que fazer? Me emocionei com algumas ligações de amigos da redação – Pedro Bassan [jornalista] foi um deles. Mas a vida segue. Existe vida fora da TV Globo”, escreveu.

 

UOL

 

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Cultura

Influenciadora faz acordo e vive com dois maridos na mesma casa: “duas pessoas para lavar as louças”

02/04/2023


 

Entre as vantagens, Larissa diz que são duas pessoas para lavar as louças e arrumar a casa para ela, além de melhoria na saúde mental. “Não tenho mais depressão, não tenho mais tempo para ter depressão. São maridos.”

Em entrevista à TV Verdes Mares, ela contou que história do trio começou a partir de uma proposta feita por Ítalo para Larissa abrir o relacionamento do casal junto há oito anos. Após aceitar a proposta do companheiro, Larissa se envolveu com o João Victor e assumiu a relação com os dois homens.

Para João Victor, saber que Larissa tinha um marido não foi impedimento para se envolver com ela. “Os dois gostavam dela, então a gente entrou em um acordo, vamos ficar os dois. Foi amor mesmo, sempre gostei dela desde novo.”

Apesar de hoje ter o apoio das pessoas, o jovem relembra que no início foi complicado assumir a relação.

A influenciadora digital Larissa Ingrid, de 27 anos, entrou em acordo com o companheiro e há um ano passou a manter relação com dois maridos na cidade de Fortaleza, no Ceará. Larissa tem uma relação estável de quase oito anos com Ítalo Silva, de 25 anos, e João Victor, de 18 anos, que passou a compor o trisal há um ano. Eles convivem com quatro crianças, sendo as duas mais novas de cada um dos homens com a mulher.

“Para a família teve uma complicação, mas com o tempo eles viram que não era um negócio de outro mundo e acabaram aceitando”, falou João, que é pai da filha mais nova de Larissa.

 

Terceiro marido?

Larissa assume que já foi traída pelos dois homens e diz que não aceita que eles tragam outras mulheres para a relação, mas um terceiro homem seria bem-vindo ao relacionamento.

“Eles não [de ter outras pessoas], corre o risco de vir outra pessoa para cá”, disse a mulher, em tom de brincadeira.

Com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais, ela compartilha diariamente com o público a vida da família e vídeos cantando.

 

Com informações de matéria do G1-CE e TV Verdes Maris 

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Cultura

Academia Tourense de Ciências,Cultura e Política Realizou seu V Seminário!

27/03/2023




 

Nos dias 24 e 25 de março, aconteceu o V Seminário de história e cultura tourense, organizado pela Academia Tourense de ciências, cultura e política.

O evento contou com diversas palestras sobre temáticas e problemas sociais locais. Além disso, ocorreram apresentações culturais. 

O ponto máximo do evento ocorreu na noite de sábado, no auditório do Exemplo Colégio e Curso, com o lançamento do livro “Famílias Tourenses: Câmara, França Varela e Leite”, do autor Antonio Tenório.

Essa publicação é um oferecimento

DROGARIA POUPE JÁ

Primeira páginaAnterior Próxima Última página