Mundo
Trump fecha cerco e deixa Maduro em alerta máximo: clima de pré-conflito na Venezuela
03/12/2025

Donald Trump elevou a pressão contra Nicolás Maduro e colocou a Venezuela em clima de alerta total. No fim de semana, o presidente dos EUA anunciou o fechamento unilateral do espaço aéreo venezuelano, medida rara e geralmente usada em cenários de conflito militar — um recado direto ao regime chavista, cada vez mais isolado internacionalmente.
Maduro, que já é apontado há meses por Washington como chefe do cartel de Los Soles — recém-classificado como organização terrorista — virou alvo central da mobilização militar norte-americana no Caribe e na América Latina. Oficialmente, Trump fala em combater “narcoterrorismo” e cartéis de drogas.
Na prática, cresce o temor de uma operação direta contra o território venezuelano, por terra ou ar, usando o fechamento do espaço aéreo como justificativa estratégica.
Desde agosto, os EUA enviaram para a região uma frota robusta: o porta-aviões USS Gerald R. Ford, o submarino nuclear USS Newport News, caças F-35 e fuzileiros navais realizando treinamentos que lembram preparação para ataque terrestre.
Washington também já anunciou 22 bombardeios contra barcos no Caribe e Pacífico, alegando ligação com o tráfico — sem apresentar provas. A ofensiva inclui ainda a planejada Operação Lança do Sul, pronta para ser acionada a qualquer momento.
Essa publicação é um oferecimento
Exames divulgados pela Casa Branca mostram saúde perfeita de Trump
01/12/2025

Foto: Getty Images
A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (1º) que os últimos exames de imagem do presidente Donald Trump, feitos em outubro no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, não apontaram nenhum problema. Segundo o boletim médico, coração, vasos sanguíneos e órgãos abdominais do republicano estão “perfeitamente normais”.
O laudo garante que não há sinais de estreitamento arterial, inflamação ou coagulação. As câmaras do coração têm tamanho adequado, as paredes dos vasos estão “lisas e saudáveis” e, no geral, Trump apresenta “excelente saúde cardiovascular”, conforme informações do Metrópoles. O laudo também afirma que os órgãos abdominais funcionam dentro da normalidade, sem sinais de doenças crônicas ou agudas.
A Casa Branca classificou a visita como parte do “check-up anual de rotina”, mesmo que o exame oficial daquele ano tenha sido encerrado em abril.
Meses antes, em julho, Trump havia sido diagnosticado com insuficiência venosa crônica, problema nas válvulas das veias que pode causar acúmulo de sangue. Mesmo assim, o novo laudo não identificou qualquer alteração significativa nos sistemas avaliados.
Essa publicação é um oferecimento
Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, é condenado a 11,5 anos de prisão
27/11/2025

Foto: Reuters
Na quinta-feira (27), a justiça do Peru condenou o ex-presidente de esquerda Pedro Castillo a 11 anos e meio de prisão em um julgamento por rebelião e conspiração contra o Estado, em relação ao ocorrido no final de 2022, quando ele tentou, sem sucesso, dissolver o Congresso e assumir amplos poderes.
A condenação de Castillo veio um dia depois de outro ex-presidente, Martín Vizcarra, ser condenado a 14 anos de prisão, após ser considerado culpado de receber subornos anos antes de assumir o cargo.
Tentativa frustrada de golpe
No início de dezembro de 2022, Pedro Castillo, então presidente do Peru, anunciou o fechamento parcial do Congresso peruano e disse que convocaria eleições legislativas. Castillo informou que passaria a governar o país por meio de decretos e que um toque de recolher seria imposto à população.
No mesmo dia, o Congresso do Peru aprovou o impeachment de Castillo por 101 votos a favor, seis contra e dez abstenções. O presidente foi detido pela Polícia Nacional por “suposto crime de rebelião, regulamentado no artigo 346 do Código Penal, por violação da ordem constitucional.
Dina Boluarte, vice de Castillo, assumiu a presidência do país, cargo que ocupa até hoje.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Papa Leão XIV desembarca na Turquia em primeira viagem ao exterior
27/11/2025

Foto: Reprodução
O papa Leão XIV chegou à Turquia nesta quinta-feira (27) em sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, com a expectativa de que ele faça apelos pela paz no Oriente Médio e peça união entre as igrejas cristãs divididas há muito tempo.
O primeiro papa dos Estados Unidos escolheu a Turquia, país de maioria muçulmana, como seu primeiro destino no exterior para marcar o 1700º aniversário de um histórico concílio da Igreja primitiva que produziu o Credo Niceno, ainda usado pela maioria dos cristãos do mundo hoje.
Leão XIV desembarcou na capital Ancara às 12h22 (horário local) para uma agenda de três dias na Turquia, antes de seguir para o Líbano.
A viagem será acompanhada de perto, já que ele fará seus primeiros discursos no exterior e visitará locais culturais importantes.
“É uma viagem muito importante porque ainda não sabemos muito sobre as visões geopolíticas de Leo, e esta é a primeira grande oportunidade para ele as esclarecer”, disse Massimo Faggioli, um acadêmico italiano que acompanha o Vaticano, à agência de notícias Reuters.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Com pressão dos EUA no Caribe, Maduro reforça laços com China e Rússia
25/11/2025

Foto: Presidência da Venezuela
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, voltou a destacar sua aproximação com China e Rússia nesta segunda-feira (24), em meio ao acirramento das tensões com os Estados Unidos após Washington classificar o chamado Cartel dos Sóis como organização terrorista estrangeira. Em seu programa na TV estatal, Maduro afirmou que a parceria com Pequim alcançou um nível de “confiança profunda, ampla e estável”, ressaltando que a relação resistiu aos momentos mais difíceis para o país.
Maduro disse ver a atual conjuntura como uma oportunidade para intensificar a cooperação com a China em diversas frentes, como economia, tecnologia e infraestrutura. Ele também mencionou a carta enviada por Vladimir Putin na véspera de seu aniversário — mensagem na qual o presidente russo reafirmou apoio à Venezuela e expressou confiança na capacidade do país de enfrentar “todas as provações com dignidade”.
Segundo Maduro, Caracas e Moscou trabalham em uma comissão intergovernamental voltada à conclusão de novos acordos nas áreas petrolífera, financeira, militar, científica, educacional e cultural. O movimento ocorre no mesmo dia em que passou a valer a designação dos EUA contra o Cartel dos Sóis, estrutura que Washington alega ser chefiada pelo líder venezuelano — acusação que Maduro sempre rejeitou.
A decisão dos EUA vem acompanhada de um expressivo destacamento militar no Caribe, composto por mais de uma dezena de navios de guerra e cerca de 15 mil soldados, dentro da chamada “Operação Lança do Sul”, iniciativa que elevou ainda mais a temperatura diplomática na região.
Com informações da CNN
Essa publicação é um oferecimento
Casa Branca critica ações da Justiça brasileira e secretário de Estado dos EUA anuncia revogação de vistos de Moraes e seus aliados
24/11/2025
A crise política brasileira ganhou novos capítulos neste domingo após declarações contundentes vindas diretamente de Washington. A Casa Branca afirmou, em nota, que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria “sob ataque do sistema judicial brasileiro”, segundo apuração exclusiva da correspondente Mariana Janjácomo.
Questionado sobre a operação da Polícia Federal que culminou na prisão de Bolsonaro e nas suspeitas de risco de fuga para os Estados Unidos, o governo americano respondeu com uma fala alinhada ao discurso do ex-presidente Donald Trump. “Trump acredita que Bolsonaro é um homem bom que ama o povo do Brasil. Ele e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judicial armado, em uma caça às bruxas que não deveria estar acontecendo”, disse a Casa Branca.
A manifestação reforça a narrativa já adotada por Trump, que usa o termo “caça às bruxas” para descrever seus próprios embates com a Justiça norte-americana.
Minutos depois da declaração oficial, uma nova informação elevou ainda mais a tensão diplomática. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que ordenou a revogação imediata dos vistos do ministro Alexandre de Moraes e de seus familiares. Rubio afirmou que o governo americano responsabilizará estrangeiros acusados de censurar a liberdade de expressão dentro dos Estados Unidos.
Essa publicação é um oferecimento
Direita soma 70,1% dos votos e impõe grande derrota à extrema-esquerda no Chile
17/11/2025

Os candidatos conservadores a presidente do Chile somaram 70,1% dos votos e o mais votado deles, José Antonio Kast (Partido Republicano), com 24,02%, irá disputar o segundo turno contra a candidata de extrema-esquerda Jeannette Jara, do Partido Comunista Chileno (PCC), candidata de uma coalizão de partidos esquerdistas, que somou 26,76%.
O jornalista Gustavo Burgos, diretor da prestigiada revista El Porteño, afirmou à televisão local que os chilenos “provavelmente estãn presenciando uma das derrotas políticas eleitorais de maior envergadura da esquerda nos últimos 50 anos”.
O Serviço Eleitoral chileno divulgou os percentuais de votação na noite deste domingo (16), depois de computados prticamente todos os votos. Os demais candidatos de direita foram Franco Parisi (Partido de La Gente), com 19,59%, Johannes Kaiser (Partido Libertário), com 13,94%, e Evelyn Matthei, de centro-direita, com 12,56%.
No total, os candidatos conservadores de direita ou centro-direita somaram 70,13% dos votos e todos eles já garantiram apoio a Kast no segundo turno contra a candidata apoiada pelo atual presidente, Gabriel Boric, do PCC, que conclui seu mandato como um dos presidentes mais mal avaliados pelos seus cidadãos.
Essa publicação é um oferecimento
Trump lança operação militar dos EUA na América Latina contra “narcoterroristas”
14/11/2025

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images
O governo dos Estados Unidos iniciou uma nova ofensiva militar na América Latina, determinada pelo presidente Donald Trump, com o objetivo de combater grupos classificados como “narcoterroristas”. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) pelo chefe do Pentágono, Pete Hegseth, que revelou que a ação recebeu o nome de Operação Lança do Sul e será conduzida pelo Comando Sul (SOUTHCOM), responsável pelas missões norte-americanas no continente.
Segundo Hegseth, a operação tem caráter estratégico e busca “proteger o hemisfério ocidental” e impedir que organizações criminosas avancem sobre áreas de interesse dos EUA. A escalada ocorre após meses de movimentações militares na região, incluindo o envio de navios de guerra, caças F-35 e do porta-aviões USS Gerald R. Ford ao Caribe. Nesse período, os EUA afirmam ter realizado 19 ataques contra embarcações supostamente ligadas ao tráfico, que resultaram em pelo menos 80 mortos — sem divulgação de provas que confirmem a relação dos alvos com o crime.
A retórica mais agressiva do governo Trump coincide com acusações recentes contra líderes latino-americanos. A Venezuela é o principal foco da Casa Branca, após Washington apontar o presidente Nicolás Maduro como chefe do cartel Los Soles, classificado pelo governo americano como organização terrorista. A medida abre espaço para operações militares além das fronteiras dos EUA e amplia a tensão diplomática entre os dois países.
A Colômbia também entrou no radar norte-americano. Trump declarou que Gustavo Petro seria “líder do tráfico”, afirmação que o governo colombiano interpretou como uma tentativa de interferência política. Com a Lança do Sul oficialmente em andamento, cresce a expectativa sobre possíveis operações terrestres e o impacto da ofensiva na já delicada relação dos EUA com países da América Latina.
Com informações do Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas
13/11/2025

Internacional
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira 12 com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo. Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas - Agora RNMauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas - Agora RN
Segundo o Itamaraty, os dois conversaram sobre o andamento das negociações bilaterais envolvendo tarifas comerciais.
Mauro Vieira informou que o Brasil encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.
O chanceler ressaltou a importância de avançar nas tratativas, conforme orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que trataram do tema durante encontro recente na Malásia.
Os ministros concordaram em marcar uma nova reunião presencial, em data próxima, para discutir o estágio atual das conversas e buscar entendimento sobre as medidas tarifárias.
Essa publicação é um oferecimento
Terremoto de magnitude 6,3 no Afeganistão deixa ao menos 20 mortos
03/11/2025

Foto: Afghan Red Crescent/Reuters
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Mazar-e Sharif, no Afeganistão, na manhã desta segunda-feira (3), deixando ao menos 20 mortos e cerca de 320 feridos. O tremor ocorreu a 28 km de profundidade, afetando principalmente as províncias de Balkh e Samangan.
Equipes de resgate e militares foram mobilizadas rapidamente para auxiliar feridos, remover pessoas presas sob os escombros e prestar atendimento às famílias. Hospitais da região foram colocados em alerta, e autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.
O tremor provocou danos significativos a construções, incluindo a destruição parcial do santuário sagrado Mesquita Azul em Mazar-e Sharif. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram socorristas retirando vítimas de prédios desabados e tentando salvar moradores presos nos escombros.
O Afeganistão é vulnerável a terremotos devido à presença de falhas geológicas ativas. Em agosto, outro tremor de magnitude elevada na região sudeste do país matou mais de 2.200 pessoas, reforçando a necessidade de pronta resposta a desastres naturais na área.
Com informações da Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Maduro busca apoio militar de Rússia, China e Irã em meio à pressão dos EUA
01/11/2025

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, teria solicitado ajuda militar da Rússia, China e Irã em meio ao aumento da presença dos Estados Unidos no Caribe, segundo documentos obtidos pelo Washington Post. As cartas pedem apoio aéreo, manutenção de aeronaves, aquisição de mísseis e sistemas de detecção por radar.
Em Moscou, Maduro solicitou a restauração de aviões Sukhoi, revisão de motores e radares, aquisição de mísseis e um plano de financiamento de três anos via conglomerado estatal russo Rostec. O Kremlin afirmou apoiar a defesa da soberania venezuelana, mas não detalhou respostas às solicitações.
A China também foi acionada pelo líder venezuelano, que pediu reforço na cooperação militar e aceleração da produção de radares. Maduro classificou a ação dos EUA como agressão ideológica, afetando não apenas Caracas, mas também Pequim. Não há resposta oficial chinesa até o momento.
A mobilização ocorre em meio ao aumento da presença militar americana na região, com navios, aviões e tropas, que Washington diz visar o combate ao narcotráfico. Caracas interpreta a movimentação como ameaça de mudança de regime, e Maduro ordenou exercícios militares em resposta às tensões.
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Megaoperação contra o CV deixa países da América do Sul em alerta com fronteiras
30/10/2025

A megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (28) provocou uma onda de repercussões em toda a América do Sul. Com mais de 120 mortos confirmados, o ataque das forças de segurança contra o Comando Vermelho (CV) gerou medidas emergenciais nos países vizinhos, que temem uma fuga em massa de criminosos brasileiros.
Argentina, Paraguai e Uruguai reforçaram as fiscalizações e colocaram em alerta os principais pontos de fronteira com o Brasil.
Na Argentina, o governo de Javier Milei reagiu rapidamente. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, anunciou “alerta máximo” nas fronteiras e determinou inspeções rigorosas em cidadãos brasileiros que ingressarem no país. “Significa olhar com quatro olhos para os brasileiros que chegam”, afirmou.
Bullrich também informou que o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) foram incluídos no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet), passando a ser oficialmente reconhecidos como organizações narcoterroristas.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Trump diz que Israel agiu corretamente ao retaliar o Hamas
29/10/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (29) que Israel fez bem em atacar a Faixa de Gaza em retaliação à morte de um soldado israelense pelo Hamas. As declarações foram dadas a jornalistas em Gyeongju (Coreia do Sul onde Trump participa da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
“Eles mataram um soldado israelense. Eles devem revidar quando isso acontece”, disse Trump, ao justificar a resposta militar ordenada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, após a violação do cessar-fogo firmado com o grupo palestino.
O republicano acrescentou que o acordo de trégua, estabelecido para permitir a devolução de reféns dos ataques de 7 de outubro de 2023, tem mostrado “sinais de desgaste”, e também procurou minimizar o peso do Hamas nas negociações, ao afirmar que o grupo “é uma parte muito pequena do processo geral de paz no Oriente Médio”. Fonte: Associated Press*.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
fonte: Estadão Conteudo
Essa publicação é um oferecimento
Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel de María Corina; medida não interfere na nomeação como ganhadora
26/10/2025

O Conselho de Paz da Noruega anunciou que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, concedido à líder da oposição venezuelana María Corina Machado. A medida não interfere na nomeação de Corina como ganhadora do prêmio
O órgão, formado por 17 organizações independentes e sem vínculo com o Comitê do Nobel, afirmou que a decisão foi tomada por considerar que o prêmio “não está alinhado com os valores da instituição”.
“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, disse Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho. Ela ressaltou o respeito ao Comitê do Nobel, mas afirmou que o grupo precisa manter fidelidade aos próprios princípios e ao movimento pela paz que representa.
O Conselho reforçou que seguirá atuando em prol da paz, do desarmamento e do diálogo.
María Corina Machado foi anunciada como vencedora do Nobel da Paz em 10 de outubro, reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos democráticos e pela luta por uma transição pacífica para a democracia na Venezuela.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Presidente do Peru decreta estado de emergência para enfrentar criminalidade
22/10/2025

Foto: Klebher Vasquez/Anadolu via Getty Images
O presidente do Peru, José Jerí, declarou estado de emergência em Lima e na região de Callao, com validade de 30 dias, para combater o aumento da criminalidade no país. O anúncio foi feito em pronunciamento televisionado nesta terça-feira (21), no qual Jerí afirmou que a medida representa uma mudança de postura, passando “da defensiva para a ofensiva” na luta contra a violência urbana.
Em seu discurso, o presidente destacou que “guerras se vencem com ações, não com palavras” e prometeu recuperar a paz, a tranquilidade e a confiança da população peruana. Jerí assumiu o cargo no início deste mês, após a deposição da ex-presidente Dina Boluarte, e apresentou recentemente um novo gabinete, estabelecendo o combate à criminalidade como prioridade central de seu governo.
O decreto ocorre em meio a protestos de jovens da chamada Geração Z e grupos da sociedade civil, que se manifestaram na capital exigindo medidas concretas contra a violência. A mobilização, realizada na quarta-feira passada (15), reuniu manifestantes na Plaza San Martín e em frente ao Congresso, provocando confrontos com policiais, fechamento de estradas e suspensão temporária de rotas de transporte. Durante os protestos, uma pessoa morreu e mais de 100 ficaram feridas, incluindo 78 policiais e 24 manifestantes, além de dez prisões.
Apesar de ser uma medida recorrente no país — a ex-presidente Boluarte também decretou estado de emergência em março — especialistas apontam que essas ações repetidas pouco têm impacto na redução da criminalidade. O presidente Jerí lamentou a morte ocorrida durante os protestos e afirmou esperar que as investigações determinem “objetivamente os fatos e as responsabilidades”.
Com informações da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Bolívia decide novo presidente em eleição histórica sem a esquerda
19/10/2025

Foto: Claudia Morales/Reuters
Neste domingo (19), os bolivianos vão às urnas para escolher um novo presidente em um momento inédito: é a primeira eleição em 20 anos sem a presença da esquerda no segundo turno. Com Evo Morales impedido de tentar um quarto mandato e o atual presidente Luis Arce sem concorrer à reeleição, os candidatos que disputam a Presidência são Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, da aliança Livre, ambos de centro-direita e direita.
Rodrigo Paz, 58, filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, tem ganhado apoio em regiões tradicionalmente dominadas pelo MAS e defende políticas de descentralização e estímulo à economia. Tuto Quiroga, 65, que governou a Bolívia entre 2001 e 2002, aposta em uma agenda conservadora e liberal, incluindo cortes de empregos públicos e privatizações, e criticou a “renovação” representada por Paz, destacando sua experiência.
A eleição ocorre em meio a desafios econômicos urgentes: inflação de 23,3% nos últimos 12 meses, escassez de combustíveis e alta do dólar. Ambos os candidatos terão dificuldades de governar sem maioria no Parlamento e precisarão negociar alianças em um cenário social e econômico delicado.
Pesquisas indicam disputa acirrada: Tuto Quiroga aparece à frente, com 44,9% das intenções de voto contra 36,5% de Paz, e cerca de 9% de indecisos. Para grande parte da população, o foco não está na ideologia, mas em soluções imediatas para problemas do dia a dia, como abastecimento, preço dos alimentos e estabilidade econômica, enquanto o país se prepara para uma mudança histórica de governo.
Com informações da Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Trump recebe Zelenski na Casa Branca e diz crer que conseguirá acabar com guerra na Ucrânia
18/10/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu positivamente ao ser questionado por um repórter se acredita que poderá encerrar a guerra na Ucrânia. O republicano recebeu nesta sexta-feira, 17, o líder ucraniano, Volodimir Zelenski, para um almoço de trabalho na Casa Branca. Indagado, no entanto, se considera que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está negociando um cessar-fogo de “boa-fé”, Trump preferiu não responder.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu positivamente ao ser questionado por um repórter se acredita que poderá encerrar a guerra na Ucrânia. O republicano recebeu nesta sexta-feira, 17, o líder ucraniano, Volodimir Zelenski, para um almoço de trabalho na Casa Branca. Indagado, no entanto, se considera que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está negociando um cessar-fogo de “boa-fé”, Trump preferiu não responder.
Sobre a possibilidade de Kiev lançar ataques em profundidade no território russo, Trump afirmou que “permitir ataques profundos dentro da Rússia seria uma escalada” e que deve discutir o tema com o ucraniano.
Zelenski, por sua vez, elogiou o cessar-fogo em Gaza e disse que isso cria “momentum para a Ucrânia”, embora tenha ressaltado que “não acredita que a Rússia esteja pronta para a paz”. O presidente ucraniano contou que teve reuniões com empresas de defesa e discutiu sistemas de defesa aérea durante sua visita a Washington. Ele afirmou que tratará com Trump “o que precisamos fazer para forçar Putin a negociar” e destacou a importância de avançar em “garantias bilaterais de segurança para a Ucrânia com os EUA”.
Trump também comentou o clima entre os dois líderes. “Putin e Zelenski não gostam um do outro. Não tenho problema em dizer isso na frente de Zelenski”, afirmou.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Trump anuncia que vai abrir fogo contra o Hamas caso não cumpram sua parte do acordo
17/10/2025
![]()
Foto: Reprodução
Grupo executou mais de 30 pessoas após acordo cessar-fogo
Na última quinta-feira (16), por meio de suas redes sociais, Donald Trump fez uma postagem relacionada ao Hamas, dizendo que vai abrir fogo contra o grupo caso não pare de matar pessoas na Faixa de Gaza.
“Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não era o acordo, não teremos escolha a não ser entrar e matá-los. Agradecemos a sua atenção a este assunto!” disse o republicano.
A acusação consta que o Hamas executou membros de gangues locais acusados de tentar tomar o controle de Gaza. Após darem início ao acordo, o grupo teria executado 33 pessoas.
O americano já havia dito na última quarta-feira (15), que Israel poderia retomar o conflito caso o acordo não seja cumprido como prometido.
Enquanto isso, Benjamin Netanyahu, voltou a pressionar o Hamas pela devolução dos corpos dos reféns israelenses. Apenas 9 dos 28 corpos foram entregues até o momento. O governo israelense considera a situação uma quebra dos acordos firmados e já ameaça retomar os ataques a Gaza caso os corpos restantes não sejam devolvidos.
Band News
Essa publicação é um oferecimento
Trump anuncia nova reunião com Putin para “pôr fim a esta guerra inglória”
16/10/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (16) que deverá se reunir em breve com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Budapeste, capital da Hungria. A data do encontro ainda não foi definida, mas, segundo Trump, a conversa tem como objetivo buscar uma solução para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O anúncio foi feito na rede Truth Social, após uma ligação telefônica entre os dois líderes. De acordo com Trump, o diálogo foi “muito produtivo” e resultou em “grandes progressos” em direção à paz.
Antes da reunião entre os presidentes, haverá um encontro preparatório entre os assessores de alto nível de ambos os países. Essas tratativas serão conduzidas pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, ao lado de outros representantes ainda não divulgados.
Trump afirmou que Budapeste foi escolhida como local do encontro para “ver se podemos pôr fim a esta guerra inglória”, em referência ao conflito que já dura mais de três anos e tem provocado milhares de mortes e ampla devastação na Ucrânia.
Essa publicação é um oferecimento
Trump autoriza tropas dos EUA entrarem na Venezuela com ações letais: “Os primeiros ataques serão por terra”
16/10/2025

O Presidente Donald Trump autorizou a CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos, a realizar operações em solo venezuelano.
O presidente americano confirmou que autorizou a missão da ClA por duas razões: porque a Venezuela esvaziou suas prisões nos Estados Unidos e porque envia drogas para o país.
Segundo o jornal “The New York Times”, a agência de inteligência dos Estados Unidos agora tem permissão para conduzir operações letais – de maneira unilateral ou junto com os militares – contra Nicolás Maduro e o governo dele.
Autoridades na Casa Branca têm dito que o objetivo final é tirar Nicolás Maduro do poder. Desde 2020, os Estados Unidos consideram Maduro chefe de um cartel e hoje oferecem uma recompensa de US$ 50 milhões pela captura dele.
Essa publicação é um oferecimento











