Esporte
RIO DO FOGO: FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR
19/12/2025

A Prefeitura de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou neste domingo, 14 de dezembro, a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2025, na Arena Zumbi.
O evento movimentou o esporte local e também aqueceu a economia tendo em vista a quantidade de ambulantes que comercializavam seus produtos, teve dezenas de rodadas e uma premiação de 20 mil reais entre categorias juvenil e titular.
Na categoria titular, consagrou-se campeão Os Primos de Zumbi, em um jogo emocionante contra o Cruzeiro também de Zumbi. Já na categoria juvenil, Os Primos também levaram a melhor contra o Corinthians, sendo o grande campeão.
Participaram do evento o prefeito Márcio de Cici, vice-prefeita Shirllene, ex-prefeito Laerte , vereadores e secretários.
Márcio e a secretária de Esporte e Lazer, Cássia, ressaltaram a importância desse grande evento para o esporte municipal.
Aqui, a gestão investe no esporte!
Essa publicação é um oferecimento
América faz amistoso na Arena das Dunas contra o Treze/PB; Sócios terão acesso gratuito
18/12/2025

Foto: Arena das Dunas
Na próxima segunda-feira (22), às 19h, a Arena das Dunas será palco de mais um teste de pré-temporada do America SAF, que enfrenta o Treze-PB, em uma ação especial dentro da programação do Feirão Sócio Mecão.
Sócios adimplentes dos planos Orgulho do RN, Vermelho, Alvirrubra ou Branco têm entrada gratuita para acompanhar o amistoso.
Será mais uma atividade do time rubro que segue sua programação de pré-temporada visando a estreia no Campeonato Potiguar de 2026. O América faz sua estreia dentro de casa, contra o Potyguar Seridoense, partida acontece no dia 10 ou 11/01.
Essa publicação é um oferecimento
Copa do Brasil: Corinthians e Vasco empatam pela ida da final
18/12/2025

Jogo entre Corinthians e Vasco pela final da Copa do Brasil - Rodrigo Coca / Corinthians
Em um jogo bastante disputado no meio e de poucas chances claras de gol, Corinthians e Vasco empataram por 0 a 0, nesta quarta-feira (17), pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil.
Sem vantagem para nenhum dos lados, a definição do campeão da Copa do Brasil virá no Maracanã, domingo (21), com mando da torcida vascaína. Os ingressos já estão esgotados.
Quem vencer o segundo jogo será campeão e, de quebra, vai garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2026. Em caso de novo empate, a decisão será na disputa de pênaltis.
Essa publicação é um oferecimento
América confirma amistoso contra o Treze na Arena das Dunas
17/12/2025

O América confirmou que o amistoso contra o Treze, marcado para a próxima segunda-feira (22), será realizado na Arena das Dunas, em Natal, às 19h. A mudança do local da partida, inicialmente marcada para o Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, a Arena América, em Parnamirim, faz parte de mais uma ação de marketing do clube dentro do Feirão Sócio Mecão.
A partida faz parte do período de preparação do América para o ano de 2026. O jogo contra os paraibanos será o terceiro teste do elenco comandado pelo técnico Ranielle Ribeiro dentro da pré-temporada. Até o momento, foram realizados amistosos contra Riachuelo e Serra Branca, vencidos por 9 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
América e Treze se enfrentaram duas vezes em 2025, ambas pela fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias para o lado alvirrubro – por 4 a 0, na Arena das Dunas, e 2 a 1, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
De acordo com o clube, em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (17), os sócios adimplentes dos planos Orgulho do RN, Vermelho, Alvirrubra ou Branco têm entrada gratuita. Informações sobre o acesso e a entrada para o público geral serão divulgadas em breve.
Será o reencontro do América com a torcida na Arena das Dunas. O último jogo diante dos alvirrubros aconteceu no dia 7 de setembro contra o Santa Cruz, em jogo válido pelas quartas de final da Série D – o jogo do acesso. O jogo terminou empatado em 1 a 1, resultado que eliminou o time da competição.
Antes, o alvirrubro realiza mais um teste contra o Serra Branca nesta quinta-feira (18). O jogo acontecerá no Centro de Treinamento Erasmo Alves Ribeiro, em Campina Grande. O clube também tem amistosos marcados contra Botafogo-PB (30 de dezembro) e Campinense (4 de janeiro).
Em 2026, o América terá no calendário em disputa o Campeonato Potiguar, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D. A estreia do alvirrubro na próxima temporada está prevista para o dia 10 ou 11 de janeiro, diante do Potyguar Seridoense na Arena América, em Parnamirim.
Essa publicação é um oferecimento
Final definida: Corinthians e Vasco duelam pelo título da Copa do Brasil; confira datas e horários
15/12/2025

Foto: Divulgação/CBF
A CBF confirmou na noite deste domingo (14) os detalhes da grande final da Copa do Brasil, que será disputada entre Corinthians e Vasco. A decisão acontece em dois jogos: o primeiro na quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena, e o duelo decisivo no domingo (21), às 18h30, no Maracanã.
O Corinthians garantiu vaga após eliminar o Cruzeiro nos pênaltis. Depois de perder por 2 a 1 no tempo normal, o Timão contou com noite inspirada do goleiro Hugo Souza, que defendeu duas cobranças e assegurou a vitória por 5 a 4, repetindo o placar agregado de 2 a 2 após a vitória corintiana no jogo de ida.
Já o Vasco chegou à final em um clássico dramático no Maracanã. O Fluminense venceu por 1 a 0 no tempo normal, com gol contra de Paulo Henrique, e igualou o agregado. Nos pênaltis, apesar de Fábio defender a primeira cobrança, o goleiro Léo Jardim brilhou ao parar John Kennedy e Canobbio, garantindo o triunfo vascaíno por 4 a 3.
Agora, o Corinthians busca o quarto título da Copa do Brasil, enquanto o Vasco tenta levantar o troféu pela segunda vez. A definição dos finalistas também encerrou qualquer chance de o São Paulo conquistar vaga na Libertadores, já que dependia de um título de Cruzeiro ou Fluminense.
Com informações da CNN
Essa publicação é um oferecimento
Flamengo vence Pyramids e vai enfrentar PSG na final do Intercontinental
14/12/2025

Na segunda etapa, Arrascaeta apareceu de novo, em mais uma assistência, mas dessa vez para Danilo. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo está na final da Copa Intercontinental da Fifa depois de vencer o Pyramids neste sábado (13) pela semifinal da competição. O Rubro-negro, que ficou com a taça da Challenger Cup, terá agora o PSG pela frente na decisão do torneio mundial.
No Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, Léo Pereira abriu o placar aos 23 minutos de jogo. Arrascaeta cruzou na medida para o zagueiro mandar, de cabeça, para o fundo da rede.
Na segunda etapa, Arrascaeta apareceu de novo, em mais uma assistência, mas dessa vez para Danilo. Após cobrança de falta do uruguaio, Danilo surgiu na segunda trave para cabecear e ampliar o placar para o Rubro-negro.
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o PSG, campeão da Champions League, na final do Intercontinental. As equipes entram em campo na próxima quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), também no Estádio Ahmad bin Ali.
O jogo
A partida em Al-Rayyan começou morna. Cebolinha teve boa chance logo aos quatro minutos de jogo, mas parou na zaga do time egípcio. Depois disso, a criação do time de Filipe Luís foi escassa.
Apesar de dominar a posse de bola, o Flamengo não chegava com muito perigo. O primeiro grande lance foi justamente o que abriu o placar. Aos 23 minutos, Arrascaeta cruzou na medida para Léo Pereira balançar a rede de cabeça.
Depois do gol, o jogo ficou mais movimentado. Arrascaeta quase ampliou aos 29, tirando tinta da trave. Os únicos lances de perigo do lado egípcio saíram depois dos 40 minutos. Rossi saiu com os pés e tocou para Alex Sandro atravessando a área, Mayele quase roubou a bola.
Aos 42, Zalaka recebeu sozinho cara a cara com o goleiro, mas finalizou em cima de Rossi.
Na segunda etapa, o Pyramids parecia tentar sair para buscar o empate, mas acabou vendo o Flamengo ampliar. Logo aos seis minutos, Danilo fez o segundo do Rubro-negro também de cabeça após cobrança de falta de Arrascaeta.
Ao contrário do primeiro tempo, o gol esfriou o jogo. O Flamengo passou a administrar a partida, com o controle da posse de bola.
Aos 40 minutos, Pedro entrou no lugar de Carrascal. O atacante estava fora há quase dois meses devido a uma fratura no braço e uma lesão muscular na coxa esquerda.
Na reta final de jogo, o Pyramids conseguiu assustar. Aos 42, Chibi lançou de trivela para Atef que cabeceou sozinho, mas mandou para fora.
Fonte: CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Flamengo encara campeão egípcio valendo vaga em final contra o PSG
13/12/2025

Foto: Jan Kruger – FIFA/FIFA via Getty Images
O Flamengo entra em campo neste sábado (14), às 14h (de Brasília), para enfrentar o Pyramids, do Egito, pela semifinal da Copa Intercontinental. A partida acontece no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, e vale vaga na final contra o PSG. Globo, sportv e ge transmitem o confronto.
O Rubro-Negro chega pressionado pelo desgaste físico. A equipe venceu o Cruz Azul na última quarta-feira e teve apenas dois dias de preparação, o que deve levar Filipe Luís a poupar atletas. A principal expectativa é o possível retorno de Pedro, que treinou com o grupo em Doha e pode ganhar minutos após se recuperar de lesão na coxa esquerda.
Do outro lado, o Pyramids chega mais descansado e aposta na vantagem física. O time egípcio venceu o Al-Ahli nas quartas de final ainda em setembro e não atua desde o último fim de semana. O técnico Krunoslav Jurcic terá força máxima e vê no cansaço do Flamengo uma brecha para surpreender.
Mesmo sendo semifinal, a Fifa determinou a entrega de troféu ao vencedor, como estratégia para valorizar o torneio. O Flamengo já conquistou o “Derby das Américas” na estreia e agora disputa o título da “Copa Challenger”, que garante vaga na decisão contra o campeão europeu.
Com informações do Globo Esporte
Essa publicação é um oferecimento
Copa do Brasil classificará dois clubes para a Libertadores a partir de 2026
12/12/2025

Reprodução
A partir da próxima edição, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Conmebol Libertadores do ano seguinte. Além do campeão, o vice também terá um lugar na principal competição de clubes do continente.
A mudança foi debatida nesta quinta-feira 11, durante o Conselho Técnico da Série A, na CBF, no Rio.
Para isso, o Brasileirão, que hoje classifica seis equipes para a Libertadores, passará a ter cinco vagas – atualmente, os quatro primeiros conquistam lugar direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados vão para as primeiras fases da competição.
Ainda não está decidido se o vice da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores ou nos mata-mata anteriores. A previsão é de que isso seja resolvido até a semana que vem, com a publicação dos regulamentos das competições.
Nada muda, porém, no torneio que está em sua reta final na temporada. Apenas o campeão de 2025 terá lugar na Libertadores do ano que vem.
Por enquanto o Brasil tem sete clubes garantidos no torneio de 2026: Flamengo (atual campeão), Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense (com vagas na fase de grupos), Botafogo e Bahia (fases iniciais).
O campeão da Copa do Brasil será o oitavo classificado. Caso Cruzeiro ou Fluminense, que já têm vaga pelo Brasileiro, vençam a competição, o Botafogo herda um lugar na fase de grupos da Libertadores, e o São Paulo, oitavo no Brasileiro, nas fases preliminares.
No ano que vem, a Copa do Brasil começará na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A entram na competição a partir da quinta fase, em abril. A final, em partida única, será em 6 de dezembro e irá encerrar a temporada brasileira.
Essa publicação é um oferecimento
Arrascaeta é escolhido como craque do Prêmio Brasileirão 2025
09/12/2025

Foto: Adriano Fontes/Flamengo
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou na noite da última segunda-feira (8) a cerimônia do Prêmio Brasileirão 2025. E o meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, foi escolhido como o craque da competição entre os homens. Já na disputa feminina o destaque foi a meia-atacante Gabi Zanotti, do Corinthians.
Domínio do Flamengo
Arrascaeta teve um ano especial pelo Rubro-Negro da Gávea. Na campanha que garantiu ao Flamengo o eneacampeonato do Brasileiro, o uruguaio colaborou com 18 gols (garantindo a vice-artilharia, o artilheiro da competição foi Kaio Jorge, que assinalou 21 gols pelo Cruzeiro) e com 14 assistências.
Na festa promovida pela CBF também foi anunciada a seleção do Brasileiro masculino, que foi dominada por atletas do campeão Flamengo e do 3º colocado Cruzeiro: Rossi (Flamengo); Paulo Henrique (Vasco), Léo Pereira (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Reinaldo (Mirassol); Jorginho (Flamengo), Lucas Romero (Cruzeiro), Arrascaeta (Flamengo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Kaio Jorge (Cruzeiro) e Vitor Roque (Palmeiras).
Outros dois destaques da competição masculina foram Rafael Guanaes, escolhido como melhor técnico da competição após ajudar o Mirassol a alcançar um histórico quarto lugar da classificação. Já o atacante Rayan, que marcou 14 gols defendendo o Vasco, foi escolhido a revelação do Brasileirão.
Brabas do Timão brilham no feminino
Já no Brasileiro Feminino a craque foi Gabi Zanotti. A experiente meia-atacante foi peça importante numa temporada que culminou com o heptacampeonato do Corinthians na Série A1 da competição.
A seleção do Brasileiro Feminino é formada por: Nicole (Corinthians); Isabela (Cruzeiro), Isa Haas (Cruzeiro), Mariza (Corinthians) e Gisseli (Cruzeiro); Brena (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro), Gabi Zanotti (Corinthians) e Duda Sampaio (Corinthians); Amanda Gutierres (Palmeiras) e Letícia (Cruzeiro). O posto de melhor técnico da competição é de Jonas Urias, do Cruzeiro, enquanto a atacante Jhonson, do Corinthians, é a revelação.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Neymar sempre vai ter lugar na Seleção, diz dirigente da CBF
08/12/2025

Rodrigo Caetano, coordenador das Seleções Masculinas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), reafirmou que Neymar sempre terá espaço na Seleção Brasileira quando estiver em plenas condições físicas.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o dirigente destacou que o jogador está sendo acompanhado de perto pela comissão técnica.
"O Neymar é um grande exponencial do futebol brasileiro, tem passado por esses problemas clínicos. Nem digo físicos, mas clínicos. Graças a Deus ele está conseguindo se recuperar, a gente acompanha de perto. Tem um contato direto com os profissionais do Santos", afirmou o coordenador.
"E posso afirmar que o desejo do Ancelotti é o mesmo nosso e do povo brasileiro: que ele [Neymar] esteja bem em 2026", completou.
Neymar foi titular na vitória do Santos sobre o Cruzeiro por 3 a 0, neste domingo (7), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, resultado que confirmou a permanência do clube paulista na Série A.
Essa publicação é um oferecimento
Saiba como pode ser o caminho do Brasil na Copa do Mundo de 2026 até o sonhado hexacampeonato
06/12/2025

Além de descobrir quais serão os três adversários na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira também tomou conhecimento, nesta sexta-feira, do possível caminho até o tão sonhado hexacampeonato mundial.
É claro que, num torneio de tiro curto, tudo pode acontecer. Serão 48 seleções em campo dentro de suas imprevisibilidades. Mas é fato que há alguns times com notável favoritismo dentro do torneio.
É esperado, por exemplo, que o Brasil avance na primeira colocação do grupo C. Se isso acontecer, enfrentará, na segunda fase, o segundo do grupo F. O adversário sairá, então, de Holanda, Japão, Tunísia e o classificado da repescagem europeia B (Polônia, Ucrânia, Albânia e Suécia).
Em caso de uma vitória na segunda fase, que é o esperado pela expectativa criada em cima do time canarinho sob o comando de Carlo Ancelotti, o Brasil terá o segundo colocado do grupo E ou I nas oitavas de final. Os adversários mais prováveis são Equador, Noruega e Senegal. Em caso de zebra, Alemanha e França poderiam pintar caso não liderassem seus grupos.
Já nas quartas de final, fase em que as previsões passam a ficar mais difíceis, os favoritos a enfrentarem o Brasil são México e Inglaterra, prováveis primeiros colocados dos grupos A e L.
Numa hipotética semifinal, viria, então, o confronto com a Argentina, do grupo J. Portugal, no grupo K, e Canadá, do grupo B, são outros possíveis adversários.
Assim, a final reservaria para o Brasil os gigantes que ficaram do outro lado da chave. Alemanha, e principalmente Espanha e França, são os principais concorrentes.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Flamengo derrota Ceará e conquista o nono título do Campeonato Brasileiro
04/12/2025

foto: Reuters/Ricardo Moraes
Com um gol do atacante Samuel Lino, o Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (3), e garantiu o nono título do Campeonato Brasileiro. A partida, disputada no Maracanã lotado, coroou uma temporada histórica para o Rubro-Negro.
Além do Brasileirão, o Flamengo conquistou em 2025 a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores da América, encerrando o ano como o clube mais vitorioso do país.
O gol da vitória saiu ainda no segundo tempo, quando Samuel Lino aproveitou uma jogada rápida pela direita e completou para as redes, levantando a torcida que lotou o estádio.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 78 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Palmeiras, que venceu o Atlético-MG por 3 a 0 em Belo Horizonte e chegou aos 73 pontos. Assim, o time carioca celebra mais uma taça nacional.
Este é o nono título brasileiro do Rubro-Negro, que já havia levantado a taça em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.
O Flamengo volta a campo no fim de semana para cumprir tabela na última rodada, já com a festa garantida para sua torcida.
Essa publicação é um oferecimento
Fluminense faz 6 no São Paulo e confirma presença na Libertadores
28/11/2025

O reencontro com o técnico Luis Zubeldía, demitido para a contratação de Hernán Crespo e agora técnico do Fluminense, foi traumático para o São Paulo. A equipe de Laranjeiras goleou os são-paulinos por 6 a 0 no Maracanã, nesta quinta-feira, em partida da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado deixa o Fluminense em quinto lugar, com 58 pontos, e garantido ao menos na pré-Libertadores do ano que vem. O São Paulo, em oitavo, fica em oitavo, com 48, e caso termine nesta posição, precisa torcer para que o algoz desta quinta ou o Cruzeiro sejam campeões da Copa do Brasil.
Como de costume nessa reta final de campeonato, o São Paulo foi a campo desmantelado por desfalques. O número de atletas entregues ao departamento médico chegou a 14, após as novas lesões sofridas por Luciano e Ferreirinha, ambos titulares. Além disso, Crespo não contou com o goleiro Rafael e o zagueiro Sabino, suspensos.
Frente ao que restou do elenco são-paulino, o Fluminense fez a festa, especialmente pelo lado direito do ataque, por onde trocava passes com facilidade para invadir a área. Foi um cruzamento do lateral-direito Samuel Xavier que originou pênalti por toque de mão de Alan Franco. Cannobio converteu e abriu o placar.
Antes dos 25 minutos, o time de Zubeldía já vencia por 3 a 0. Erros individuais do São Paulo também contribuíram consideravelmente para o placar, como foi o passe errado de Pablo Maia que acabou em contra-ataque e gol de Martinelli. Depois, foi a vez de Ferraresi errar passe no lance que culminou no terceiro gol carioca, marcado por Nonato.
O São Paulo não conseguiu recuperar a confiança na volta para o segundo tempo e continuou completamente submisso aos donos da casa, que apenas controlavam o jogo. A partir da segunda metade da etapa final, os tricolores cariocas passaram a acelerar o ritmo, até porque Zubeldía fez substituições e jogadores como John Kennedy, autor do quarto gol em chute cruzado, entraram com mais intensidade.
O quinto saiu dos pés de Cannobio, que recebeu às costas da destroçada defesa são-paulina e bateu cruzado para fazer o quinto. Serna fechou o placar.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 6 X 0 SÃO PAULO
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Ignacio), Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Nonato) e Lucho Acosta (Ganso); Serna, Everaldo (John Kennedy) e Cannobio (Soteldo). Técnico: Luis Zubeldía.
SÃO PAULO – Young; Ferraresi, Alan Franco e Luiz Gustavo; Maik (Nicolas), Pablo Maia (Alisson), Bobadilla (Negrucci), Marcos Antônia e Lucca (Paulinho); Rigoni e Tapia (Rafael Tolói). Técnico: Hernán Crespo.
GOLS – Cannobio, aos sete, Martinelli, aos 15, e Nonato, aos 23 minutos do primeiro tempo. John Kennedy, aos 24, Cannobio, aos 31, e Serna, aos 41 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin (PR).
CARTÕES AMARELOS – Cannobio.
RENDA – R$ 1.216.940,00.
PÚBLICO – 30.427 torcedores.
LOCAL – Maracanã, no Rio (RJ).
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento
Risco de rebaixamento do Santos aumenta faltando três rodadas para o fim do Brasileirão
25/11/2025

O Santos continua vivendo realidade difícil no Campeonato Brasileiro. Na última segunda-feira, 24, o time de Juan Pablo Vojvoda arrancou um empate em 1 a 1 com o Inter, no Beira-Rio, mas o resultado não aliviou a situação da equipe paulista.
Com o resultado negativo fora de casa, o Santos permanece na zona de rebaixamento, na décima sétima posição, com 38 pontos. Faltam agora apenas três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de queda do Santos para a Série B é de 57,8%. A probabilidade era de 47,7% na rodada anterior, após o empate em 1 a 1 com o Mirassol.
As outras equipes na zona de rebaixamento são: Fortaleza (em décimo oitavo lugar, com 34 pontos), Juventude (em penúltimo, com 33 pontos) e o Sport (lanterna e já rebaixado, com 17 pontos). O Fortaleza tem uma partida a menos.
Nas rodadas derradeiras do Campeonato Brasileiro, o Santos irá enfrentar: Sport (casa), Juventude (fora) e Cruzeiro (casa).
“Nessa situação o jogador joga contra a tabela, contra o objetivo de evitar o que estamos evitando. Joga contra a própria mente. Isso temos que superar nesses momentos. Temos um grupo forte nisso. Não é o mesmo brigar em cima e brigar embaixo. Tem que ser forte para brigar embaixo. Tem que estar forte, unido e nossa torcida estar com a gente. Depois, quando for o momento de vaiar, vamos aceitar. Eu quero que o jogador e o time precisa. Estar unido, com a torcida. Sabemos que estamos devendo, mas neste momento a torcida estará conosco também”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda depois do empate com o Inter.
RISCO DE REBAIXAMENTO SEGUNDO A UFMG:
Sport – 100%
Juventude – 97,9%
Fortaleza – 88,6%
Santos – 57,8%
Vitória – 43,5%
Internacional – 6,5%
Ceará – 3,1%
Vasco – 2,1%
Grêmio – 0,37%
Atlético-MG – 0,03%
Red Bull Bragantino – 0,005%
Corinthians – 0,003%
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa aponta que 22% dos brasileiros desistiram de ir aos estádios
19/11/2025

reprodução
O futebol brasileiro é uma paixão nacional evidente e notória, mas a presença do torcedor nas arquibancadas, embora significativa, está longe de ser unanimidade. Segundo pesquisa da Nexus, encomendada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), 22% dos brasileiros deixaram de frequentar os estádios.
A maioria, porém, 59%, nunca chegou a ocupar um assento no estádio. Entre esse público, 63% são jovens de dezesseis a vinte e quatro anos. O grupo também tem forte presença feminina (72%), além de pessoas entre quarenta e um e cinquenta e nove anos (62%), brasileiros com renda de até um salário mínimo (69%) e moradores do Nordeste (63%).
O levantamento aponta ainda que quase metade dos idosos (acima de sessenta anos) já foi ao estádio alguma vez, e 32% desse grupo afirma ter abandonado o hábito. A falta de interesse pelo futebol é o principal motivo para não frequentar partidas, citada por 41% dos entrevistados. Questões de segurança aparecem em 23% das respostas, enquanto 12% mencionam o preço dos ingressos.
— De maneira geral, o futebol segue sendo a paixão nacional. O mundo hoje oferece diversas formas, sejam as mais tradicionais ou as modernidades da tecnologia, para se acompanhar, se informar, viver esse esporte. Estamos buscando aperfeiçoar as experiências, conquistar o torcedor para que vá a campo acompanhar o espetáculo, se entreter, vivenciar a experiência social que é uma partida de futebol, que desperta paixões, emoções, une e agrega pessoas. Essa é a essência do esporte, que está na alma do brasileiro — analisa o presidente da CBF, Samir Xaud.
O Tempo
Essa publicação é um oferecimento
Seleção volta à Copa após 51 anos com técnico que nunca pisou no país
19/11/2025

Foto: Jurij Kodrun – FIFA/FIFA via Getty Images
Após 51 anos, o Haiti está de volta para a Copa do Mundo. A seleção garantiu a vaga depois de vitória por 2 x 0 contra a Nicarágua nesta terça-feira (18).
Além disso, a seleção “carimbou o passaporte” com uma curiosidade: o treinador da equipe, Sébastien Migne, nunca pisou no país. Ele assumiu o cargo há 18 meses.
O técnico de 52 anos não entrar no Haiti devido a onda de violência desde o terremoto em 2010. Gangues controlam grande parte de Porto Príncipe, capital da ilha, o que obriga a mandarem os jogos em Curaçao, aproximadamente 1.152 km.
“É impossível porque é muito perigoso. Normalmente moro nos países onde trabalho, mas não posso aqui. Não há mais voos internacionais aterrissando lá”, disse Migne à BBC Sports.
A única vez que Haiti disputou a Copa foi em 1974. Na ocasião, foi eliminado na fase de grupos com três derrotas, para Itália, Polônia e Argentina.
Com informações do Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Estêvão volta a marcar, Paquetá isola pênalti, e Brasil empata com a Tunísia no último jogo de 2025
18/11/2025

Foi com um empate que a seleção brasileira encerrou a temporada 2025. Atuando em Lille, na França, nesta terça-feira (18), a equipe saiu atrás, buscou a igualdade, mas ficou no 1 a 1 com a Tunísia, em um dos últimos amistosos antes do início da Copa do Mundo.
Os tunisianos saíram na frente, com gol de Mastouri. Ainda no primeiro tempo, Estêvão empatou. Na segunda etapa, Lucas Paquetá teve a chance de virar, mas mandou cobrança de pênalti para fora.
Com o tropeço, o Brasil agora encerra a sua temporada e só volta a atuar em março de 2026, nos Estados Unidos, nos últimos amistosos antes da convocação para a Copa.
O jogo
Diferentemente do que aconteceu na partida contra Senegal, o Brasil teve dificuldades de criar boas oportunidades. E ainda por cima cedeu espaços.
Na marca de 22, Abdi aproveitou erro de Wesley, puxou contra-ataque e cruzou para Mastouri, que dominou e finalizou na saída de Bento para abrir o placar.
Atrás no placar, a seleção foi para cima e passou a criar chances, mas parava sempre na forte defesa tunisiana. Aos 42 minutos, com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti, por um toque de mão de Bronn na área. Estêvão cobrou muito bem e empatou a partida.
Na segunda etapa, Ancelotti optou por fazer testes, e optou pelas entradas de jogadores como Vitor Roque, Danilo, Lucas Paquetá e Fabinho.
Aos 13 minutos, um momento preocupante. Éder Militão, recém-recuperado de uma grave lesão, deu um passe para o lado e sentiu muitas dores, precisando ser substituído por Fabrício Bruno.
O jogo seguiu truncado até os 30 minutos, quando o Brasil aproveitou erro da defesa da Tunísia, que saiu jogando errado. Vitor Roque foi puxado dentro da área por Sassi. Pênalti, que Paquetá bateu e mandou para fora.
Na parte final, a seleção voltou a tentar pressionar, mas não conseguiu a forte retranca tunisiana. Já nos acréscimos, Estêvão deu uma arrancada e mandou um chute na trave.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil faz 2 a 0 e vence Senegal pela primeira vez na história
16/11/2025

A Seleção Brasileira venceu Senegal por 2 a 0 neste sábado 15, no Emirates Stadium, em Londres, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da primeira vitória do Brasil sobre os senegaleses, que estavam invictos havia 26 partidas. O último revés de Senegal tinha sido em setembro de 2023.
Carlo Ancelotti escalou o que considera força máxima, com exceção do goleiro Alisson, que está lesionado. Ederson foi o titular. A formação inicial teve Éder Militão como lateral-direito, ao lado de Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro. Militão voltou à zaga após Gabriel sentir lesão no segundo tempo. Casemiro e Bruno Guimarães formaram a dupla de volantes, enquanto Rodrygo, Vini Jr. e Matheus Cunha se movimentaram no ataque. Estêvão atuou mais aberto pela direita.
O primeiro gol saiu aos 27 minutos. Estêvão aproveitou sobra após passe de Casemiro e finalizou com o pé esquerdo. Aos 35, Casemiro marcou o segundo em jogada ensaiada de bola parada. Rodrygo cobrou a falta, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Militão bloquearam a marcação, e o camisa 5 dominou antes de bater colocado.
A Seleção segue treinando em Londres e embarca na segunda-feira 17 para Lille, na França. O próximo amistoso será contra a Tunísia, na terça-feira 18, às 16h30 (horário de Brasília), na Decathlon Arena. Depois da Data Fifa, o grupo volta a se reunir apenas em março, com previsão de amistosos contra França e Croácia nos Estados Unidos.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Oscar se pronuncia pela 1ª vez após sofrer problema cardíaco no São Paulo: ‘Vai ficar tudo bem’
12/11/2025

O meia Oscar, do São Paulo, escreveu uma mensagem nas redes sociais depois de apresentar alterações cardíacas em exames realizados na última terça-feira, 11. O atleta passou a noite na UTI do Einstein Hospital Israelita.
Os exames feitos por Oscar no clube já eram prevendo a temporada de 2026. O meia, porém, passou mal e chegou a desmaiar. Nas redes sociais, o jogador postou uma mensagem de otimismo. “Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser”, afirmou Oscar nos stories do Instagram.
O jogador ainda não teve alta do hospital, mas permanece estável Existe a expectativa de que o São Paulo atualize o quadro de saúde do atleta ao longo desta quarta-feira.
Oscar cogita a aposentadoria do futebol depois do problema cardíaco apresentado. Ele possui contrato com a equipe paulista até a temporada de 2027. O diretor de futebol do clube paulista, Carlos Belmonte, falou sobre a situação do atleta.
“Neste momento, a única coisa que a gente pensa é que o Oscar esteja bem. A gente está nesse momento com uma única preocupação: que o Oscar fique bem. Depois, vamos ter outras preocupações”, disse o dirigente após o sorteio do Paulistão 2026 na terça.
“Se o Oscar estiver bem e apto a jogar, nós contamos com ele na temporada de 2026. Se o Oscar não estiver bem, não estiver apto jogar ou tomar uma decisão pessoal de não jogar mais, nós vamos apoiar a decisão. O Oscar é um menino que merece todo o nosso respeito, muitíssimo dedicado. Nós vamos aguardar. Se ele decidir parar, a gente apoia a decisão dele e vamos negociar a saída”, concluiu.
Desde que retornou ao clube do Morumbi no início desta temporada de 2025, Oscar realizou 21 partidas e fez dois gols pelo time tricolor.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
“Poder vestir essa camisa novamente é algo que mexe muito comigo”, diz Edson, na volta ao ABC
09/11/2025

De volta ao clube que o revelou, o volante Edson foi apresentado nesta terça-feira (4) no auditório Ernani Alves da Silveira e recebeu das mãos do presidente Eduardo Machado a camisa 5. Aos 33 anos, o jogador retorna ao ABC com o discurso firme de quem quer resgatar a identidade e o espírito de luta da equipe. Emocionado, Edson lembrou sua ligação com o Alvinegro e garantiu que o retorno é movido por sentimento e convicção: “O ABC me escolheu, e eu escolhi o ABC.”
O que representa para você esse retorno ao ABC?
Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz. Extremamente feliz, porque, de todas as equipes por onde passei, nunca senti o mesmo orgulho e a mesma emoção do que agora: voltando ao ABC. É o clube que me revelou, que me deu tudo na vida, e poder vestir essa camisa novamente é algo que mexe muito comigo.
Como você encara a saída do Botafogo-SP e essa nova fase da carreira?
Eu esperava uma atitude diferente do clube onde estava. Fui penalizado por uma situação que não era minha responsabilidade, mas a vida segue. O Botafogo tem a história dele, eu sigo a minha. Isso já está sendo resolvido nos autos. (O jogador saiu em litígio com o clube paulista por ter dado um tapa num adversário que lhe tratou com xenofobia)
Esse episódio influenciou na sua decisão de voltar ao ABC?
Não. Eu já vinha conversando com o Gustavo Cartaxo, o presidente Eduardo Machado e o Barata antes mesmo desse problema. O ABC me escolheu e eu escolhi o ABC. Foi um casamento perfeito.
Você se emocionou ao assinar o pré-contrato. Por quê?
Cara, eu chorei. Quando o Gustavo me mandou o pré-contrato, eu chorei. Eu fui pro Fluminense e não chorei. Fui pro Bahia e também não chorei. Mas no ABC foi diferente, porque eu sou torcedor de verdade, não é da boca pra fora. Tudo o que tenho hoje eu devo ao ABC.
Quais são os seus objetivos ao retornar para o clube que te projetou?
Eu vim pra colocar o clube na Série B. A gente está na D, mas o objetivo é subir. E isso será possível com o grupo, com a comissão técnica e com o trabalho da diretoria. Todos juntos com a torcida seguindo num único rumo. Se voltar a apresentar esse comportamento, o ABC vai colher coisas muito boas novamente.
Você recusou propostas de Série B. Por quê?
Porque jogador feliz produz mais. E aqui eu sei que vou ser feliz. Hoje o futebol está cheio de “mimimi”. Eu sou da época em que o jogador tinha sangue no olho, que defendia o clube com garra. E é isso que quero resgatar aqui no ABC.
Em que posição você pretende atuar?
Onde o professor Marcelo Chamusca achar melhor. Posso jogar de volante ou zagueiro. Na lateral, só em último caso, como quebra-galho. Quando decidi voltar, foi para topar tudo. Onde puder ajudar estarei pronto para desempenhar a função da melhor maneira possível.
TRIBUNA DO NORTE
Essa publicação é um oferecimento










